Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

"Maria da Penha vai até você" oferece serviços à comunidade de Ceilândia nesta sexta-feira

por CS — publicado 22/08/2019

A 14ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece até o próximo dia 30/8, vem realizando uma série de atividades temáticas com foco na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesta sexta, 23/8, acontece no Centro de Ceilândia, o Maria da Penha Vai Até Você, ação que vai levar até a população da cidade vários atendimentos oferecidos pelas instituições parceiras da rede de proteção às vítimas de violência.

Além do TJDFT, por meio do Núcleo Judicial da Mulher - NJM, o esforço concentrado vai reunir servidores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Administração Regional de Ceilândia, da Secretaria da Mulher do DF, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Ordem dos Advogados do DF – OAB/DF, da Câmara Legislativa, da Defensoria Pública do DF e do Ministério Público do DF e dos Territórios – MPDFT.

“As instituições envolvidas vão oferecer no dia da ação todos os serviços disponíveis, relacionados à competência de cada parceiro, no que se refere à matéria da violência doméstica e familiar”, explica Alfredo Valente Júnior, servidor do Núcleo de Apoio aos Projetos e Programas do NJM. “Acreditamos que, com esse trabalho de caráter itinerante e concentrado, conseguiremos aumentar consideravelmente a capacidade de atendimento desses órgãos num só dia, beneficiando assim nosso público principal”, acrescentou ele.

A Região Administrativa de Ceilândia possui uma população estimada em 650 mil habitantes e é onde estatisticamente têm-se o maior número de processos que envolvem relatos de agressão e violência contra a mulher. Devido à grande demanda local, o TJDFT conta com dois Juizados de Violência Doméstica e Familiar instalados na região, tendo sido este um dos critérios para a escolha da cidade para realização do evento.

Confira aqui as instituições presentes no dia da ação e os serviços que vão oferecer.

Semana da Paz em Casa

As ações da Semana fazem parte do calendário nacional de combate à violência contra a mulher e tem a participação de todos os Tribunais de Justiça do país, na tentativa de esclarecer a população sobre a importância da pacificação social, começando pelo núcleo familiar.

Idealizada pela então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia, em março de 2017, por meio da Portaria 15 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a Semana da Paz em Casa foi transformada oficialmente em Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa. No âmbito do TJDFT, é realizada por meio do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, com o objetivo de promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançando comunidade e instituições parceiras.

Leia mais:

TJDFT abre XIV Semana Justiça pela Paz em Casa no DF e premia escolas por boas práticas

II Congresso Maria da Penha Vai à Escola recebe educadores e rede de proteção em oficinas e palestras

Juízes do TJDFT palestram sobre violência doméstica para jornalistas e rede de proteção