A importância do toque na primeira infância foi tema de palestra na Semana do Bebê

por JAA - SECOM/VIJ — publicado 2019-06-07T18:59:00-03:00

vij.jpegComo parte da IV Semana do Bebê, a fundadora do Instituto Tocar, Regina Almeida, apresentou palestra voltada para a importância do afeto físico na formação das crianças. A partir de relato de sua própria experiência pessoal, Regina contou como implementou em sua família, desde o momento da gestação de sua filha, a cultura do toque afetivo, realizando massagens em seu ventre e conversando com a neném ainda em gestação.

O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (6/6), no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Taguatinga.

Regina ressaltou que se para uma família constituída é tão importante a cultura do afeto, essa também deveria ser a realidade nas instituições de acolhimento que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A fundadora do Instituto Tocar ainda alertou para a importância de pais e mães ficarem atentos ao uso de celulares e tablets na formação das crianças. “A tecnologia tem seus benefícios, mas não pode substituir o contato humano e os relacionamentos interpessoais”, afirmou. Ela defendeu que as famílias definam horários e tempo de uso dessas tecnologias, para evitar o distanciamento entre seus membros.

Durante o evento, cada um dos participantes pôde apresentar um relato de sua vivência com relação à questão do afeto familiar, como foi o relacionamento com seus pais e com seus filhos, o que serviu para corroborar a palestra de Regina.