Carlos Divino Vieira Rodrigues toma posse como desembargador do TJDFT

por AB — publicado 2019-06-14T19:00:00-03:00

_MG_1383 editado.jpgFoi de forma bastante emocionada que o juiz de direito substituto de 2º grau Carlos Divino Vieira Rodrigues realizou a leitura do Juramento de Posse no cargo de desembargador do TJDFT, na tarde desta sexta-feira, 14/6. Em solenidade bastante prestigiada, o novo membro da Corte do TJDFT foi calorosamente aplaudido após galgar mais essa conquista, ocasião na qual também foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, em seu grau máximo – Grão Colar.

A solenidade de posse foi conduzida pelo Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, ladeado pelas seguintes autoridades: Procuradora-geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão Vieira de Carvalho, representando o Governador do DF, Ibaneis Rocha; Presidente Conselheira do Tribunal de Contas do DF, Anilcéia Machado; Procurador de Justiça Leonardo Bessa, representando a Procuradora-Geral do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto; Secretário-Geral da OAB-DF, Márcio Oliveira, representando o Presidente da OAB-DF, Délio Lins.

Ao proferir algumas palavras de apresentação, o Presidente do TJDFT compartilhou com os presentes uma confissão do empossado, de que aos 17 anos tivera a ideia de trabalhar nesta Corte, quando aqui viera buscar um documento. “A emoção é maior, porque eu me contentaria com um cargo qualquer, pois qualquer que fosse esse cargo seria da maior importância para a grandeza do Brasil e para o meu desejo de contribuir com a Nação”, dissera o magistrado. Passados 16 anos, o jovem sonhador ingressou na Justiça local como juiz de direito substituto, e hoje, há 26 anos no exercício da magistratura, alcança, merecidamente, o cargo de desembargador, após muita dedicação, passando a compor a 1ª Turma Cível e a 1ª Câmara Cível do TJDFT.

Goiano, natural de Rubiataba, casado e pai de quatro filhos, Carlos Divino Vieira Rodrigues é formado pela Universidade Federal de Goiás, com mestrado em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília, onde realizou projeto de pesquisa sobre Política Pública de Regularização Fundiária Urbana. Antes de ingressar na magistratura do DF, como juiz de Direito substituto, em maio de 1993, atuou como advogado privado e advogado da Caixa Econômica Federal. Em janeiro de 1996 foi promovido a juiz de Direito do DF, tornando-se titular da 1ª Vara Cível de Ceilândia. Ao longo da carreira, foi titular da 15ª Vara Cível de Brasília, juiz eleitoral da 16ª Zona/DF; titular da Vara de Registros Públicos do DF, juiz assistente da Corregedoria nos biênios 2006-2008 e 2008-2010, membro substituto e efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do DF, no biênio 2016-2018, e titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF. Como docente, foi professor colaborador no IESB, UniCEUB e Escola da Magistratura do DF. Desde abril de 2015, ocupava o cargo de juiz de Direito substituto de 2º Grau. 

_MG_1240 editado.jpgTambém participaram da solenidade, a juíza do TJMT Silvia Renata Anffe Souza; o juiz do TJDFT Fábio Francisco Esteves, Presidente da Amagis-DF; o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro; o Procurador de Justiça do Estado de Rondônia Reginaldo Vaz de Almeida; a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Rodrigues Britto; a Vice-Presidente Administrativo da AMB, juíza do TJDFT Maria Isabel da Silva, representando o Presidente juiz Jayme de Oliveira; a Defensora Pública-Geral do DF Maria José de Nápolis; o Presidente da Anoreg/DF, Allan Nunes Guerra; o Diretor da Terracap, Júlio Cesar Reis; magistrados, membros do Ministério Público, advogados, familiares e amigos.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos da cerimônia no Flickr do TJDFT.

Fotos Daniel Coelho Moutinho-NBastian/Divulgação TJDFT