CDJA/TJDFT se reúne com instituição francesa de adoção

por DA - Secom/VIJ-DF — publicado 2019-06-28T09:56:00-03:00

CDJA.jpgA Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA se reuniu na segunda-feira (24/6) com o organismo de adoção internacional da França Confédération Française pour l’Adoption (COFA). O encontro aconteceu na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a partir de demanda da Confederação.

Em 2015, a CDJA atuou conjuntamente com a COFA na adoção internacional de um grupo de três irmãos. Mesmo o trabalho da Comissão já sendo de conhecimento da instituição, houve o desejo de apresentar o trabalho desenvolvido pela CDJA à presidente da instituição, Bárbara Parlant, em visita ao Brasil.

Para a assistente social e secretária executiva da CDJA, Thaís Botelho, o encontro permitiu o intercâmbio de conhecimento e métodos desenvolvidos por ambas as organizações, com o intuito de aperfeiçoamento dos trabalhos já desenvolvidos. “O encontro foi bastante produtivo. Trocamos experiência e acordamos de compartilhar nossos protocolos e materiais”, disse Thaís. Ainda segundo ela, os participantes ficaram bastante interessados no projeto “Era uma vez... O recontar de uma história”, série de livros ilustrados que narram a vida de cada criança e adolescente em processo de adoção internacional. Os livros são entregues aos adotados e às suas famílias com o objetivo de permitir aos meninos e meninas fazerem o resgate individualizado de sua trajetória e prepará-los para a nova vida lá fora.

Além da presidente da COFA e da secretária executiva da CDJA, também estiveram presentes a vice-presidente da instituição, Marisa Drumond, a administradora e responsável pela preparação dos adotantes, Silvia Chiron, as representantes nacional e a do Distrito Federal da Confederação, Érica Silva do Espírito Santo e Maria Dulce Almeida, respectivamente. Do TJDFT participaram ainda o corregedor, desembargador Humberto Ulhôa, e a servidora da CDJA Ana Carolina Gomes.