Juíza do TJDFT palestra no Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

por SB — publicado 2019-06-04T16:36:00-03:00

seminario enfretamento violencia pessoa idosa.pngA juíza do TJDFT Monize Marques, que também é uma das coordenadoras da Central Judicial do Idoso, participará do Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: das Ações às Omissões, que será realizado no dia 13/6, das 13h às 18h, no auditório do subsolo do bloco “A” da Esplanada dos Ministérios. A magistrada comporá a mesa diretora do evento e também proferirá a palestra Mediando Conflitos: a Contribuição da Família, da Sociedade e do Estado.

Realizado no contexto do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Seminário é promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa - SNDPI. O evento é gratuito e aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas até o dia 10/6, pelo site do MMFDH, onde há também link para a programação.

O evento abordará medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra pessoas idosas e promoverá o compartilhamento de experiências e boas práticas para uma proposta de protocolo de atenção.

Central Judicial do Idoso

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. No âmbito do TJDFT, está ligada à estrutura administrativa da 2ª Vice-Presidência. A Central atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. A Central funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103.7609.