Juíza do TJDFT participa de documentário sobre lei antifumo

por ACS — publicado 2019-06-05T17:00:00-03:00

e8eb80b7-f4e8-492f-ac2e-b0641016cfd1.jpeg

No último dia 31/5, foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, que contou com o apoio do TJDFT, por meio de ações do Programa “Com saúde, sem tabaco”, voltadas para o corpo funcional da Casa.  A importância da lei antifumo no Brasil,  sob o ponto de vista da saúde pública, foi abordada pela juíza do TJDFT Marília Sampaio, titular do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, em vídeo documentário produzido pela TV Justiça.

Durante o vídeo, a magistrada fala sobre a formulação de políticas públicas como uma questão de saúde pública, devida aos malefícios do uso do tabaco, e cita a falta de regulamentação quanto ao uso dos cigarros eletrônicos. Segundo a juíza, “a legislação atua na criação de mecanismos de contenção de uso desses produtos”, tanto em espaços públicos como em espaços coletivos privados, como bares e restaurantes.

Segundo dados do documentário, as leis antifumo fizeram com que o número de fumantes caísse mais de 50% desde que foram implementadas. O vídeo mostra, ainda, estratégias usadas pela indústria tabagista para manter seu público consumidor, como a criação de cigarros eletrônicos, e traz depoimentos de especialistas em saúde e na legislação sobre o tema.

Clique aqui para assistir ao documentário “É proibido fumar - a lei antifumo no Brasil”, disponibilizado no canal da TV Justiça no Youtube.

Com saúde, sem tabaco 

O “Com saúde, sem tabaco” está inserido no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT – Pró-Vida. O objetivo é prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar. Além disso, a ação estimula a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas. 

O Programa utiliza a metodologia do Instituto Nacional do Câncer – Inca. Em setembro de 2018, o “Com saúde, sem tabaco” inovou abordando novos assuntos: ansiedade, saúde bucal, nutrição, atividade física, saúde e espiritualidade. Outra novidade foi priorizar o atendimento odontológico para os participantes do grupo.