Juizado Itinerante do TJDFT atenderá na Feira do Trabalhador, dias 27 e 28/6

por MAO — publicado 2019-06-26T09:40:46-03:00

onibus.jpgA equipe do Juizado Itinerante do TJDFT estará na Feira do Trabalhador, nas próximas quinta e sexta-feira, 27 e 28/6, fazendo atendimentos à população interessada em ingressar com demandas especiais cíveis junto à Justiça. Trata-se de um evento cultural e educativo, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal - Setrab/GDF, diversas outras Secretarias do DF e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por meio dos serviços do Juizado Especial Itinerante, e tem o objetivo de oportunizar, à sociedade, um espaço de conhecimento e aprendizado, assim como de entretenimento cultural.

A Feira do Trabalhador acontecerá das 8h às 18h, entre as quadras 5 e 6 do Setor Comercial Sul, onde o ônibus do Juizado também estará estacionado.

No Juizado Itinerante, o atendimento é rápido, fácil e gratuito. O Juizado Itinerante, que recebe causas no valor de até 40 salários mínimos, resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado.

No primeiro contato, o problema é relatado e, após um prazo médio de 30 dias, o ônibus volta ao local, para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. No caso de acordo, a cópia da homologação pelo juiz é obtida no mesmo dia.

Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais não podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.