Maria da Penha Vai à Escola capacita multiplicadores e recebe representantes de tribunais de GO e RS

por CS — publicado 2019-07-03T15:37:00-03:00

Maria da Penha Vai a Escola capacita multiplicadores.jpgO Núcleo Judiciário da Mulher – NJM realizou nesta segunda-feira, 1º/7, na Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal, curso de formação e capacitação técnico-pedagógica relativa ao Projeto Maria da Penha vai à Escola. A atividade é voltada para os integrantes da rede de proteção à mulher que atuarão como multiplicadores do projeto na 4ª fase, quando o público alvo serão os alunos.

“Ao idealizarmos esta formação pensamos em uniformizar entendimentos a respeito da aplicação da Lei Maria da Penha e abordar questões referentes à violência de gênero”, explicou a juíza Fabriziane Zapata, uma das quatro coordenadoras do NJM e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Riacho Fundo, que palestrou para os 58 participantes do curso, ao lado do juiz Ben-Hur Viza, também coordenador do NJM e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, e da pedagoga Myrian Sartori.

Segundo a magistrada, inicialmente, o curso destinava-se a servidores das instituições partícipes do MPVE, que incluem o TJDFT, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, Secretaria de Educação do DF, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Mulher, Secretaria de justiça, Polícia Civil e Polícia Militar, Defensoria Pública, OAB/DF, UnB e UniCeub. “Todavia, diante do interesse de diversos parceiros, estendemos o convite a membros de toda a rede de proteção à mulher para que possam ser também multiplicadores do projeto em suas instituições e cidades, transformando gerações através da educação e levando meninos e meninas a uma relação de respeito e equidade, sempre com vistas a eliminar todas as formas de violência contra a mulher”, acrescentou Fabriziane.

A formação contou, também, com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Política para Mulheres, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul e do juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da comarca de Rio Verde, acompanhado de servidoras da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

“Temos interesse no Maria da Penha Vai à Escola há algum tempo. Viemos ao DF há dois anos conhecer e entender a metodologia do projeto, e implementamos um projeto piloto em Rio Verde, nomeado Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, que é semelhante ao desenvolvido no Distrito Federal”, contou o magistrado Soares Júnior. Segundo ele, o lançamento oficial da iniciativa goiana foi em maio deste ano, com a capacitação de profissionais de educação de aproximadamente 40 escolas. “Hoje, viemos buscar mais fundamentos para dar continuidade às ações, mantendo sempre a identidade com o trabalho desenvolvido pelo TJDFT, até porque nosso trabalho nasceu do Maria da Penha vai à Escola", completou.

Foto: TJDFT