Memorial do TJDFT abre exposição de pirogravuras

por SS — publicado 2019-06-24T18:42:00-03:00

abertura-exposicao-pirografia.jpgO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu nesta segunda-feira, 24/6, a exposição de pirogravuras “A Arte da Pirografia", do artista plástico Da Silva. A abertura foi prestigiada por servidores e magistrados, dentre os quais a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis.

A equipe da 1ª Vice-Presidência aproveitou a ocasião para escolher a obra que será doada ao acervo do Tribunal, conforme previsto no edital de inscrições. A obra escolhida foi “Palingenesia”, pirogravura feita em cortiça, material de origem vegetal extraído da casca da árvore sobreiro.

José Da Silva é formado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e autodidata na arte da pirografia. A técnica consiste em empregar os conhecimentos básicos de artes visuais em diversas superfícies como couro, madeira e tecido, utilizando-se o pirógrafo para queimar o material e assim formar as imagens. Da Silva já expôs no Memorial TJDFT em 2015 e 2017 e retorna agora com produção renovada.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do TJDFT, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis.