NJM leva palestras do Maria da Penha Vai à Escola a centros de ensino do DF

por CS — publicado 2019-06-05T17:45:00-03:00

palestra-maria-da-penha-vai-a-escola.jpgO projeto Maria da Penha Vai à Escola, do TJDFT, realizou, ao longo da última semana, uma série de atividades voltadas para a prevenção de casos de agressão contra a mulher. 

Com objetivo de atingir jovens em idade escolar, assim como seus educadores, o juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e um dos coordenadores do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM, e a professora de Direito do Uniceub Camilla de Magalhães palestraram sobre a Lei Maria da Penha, para cerca de 700 alunos, dias 28 e 30/5, no CEF 01 do Núcleo Bandeirante.

Os professores do Centro Educacional participaram da formação sobre o tema no início do mês e, desde então, tem trabalhado em sala a respeito do assunto com os estudantes. Houve, ainda, uma exposição de quadros retirados da cartilha Vamos Conversar? (disponível para download no aqui) e cartazes feitos pelos alunos para ilustrar o tema apresentado nas discussões.

Coordenadora do NJM e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santa Maria, a juíza Gislaine Reis falou, na última quarta-feira, 29/05, sobre a legislação que protege a mulher e a violência de gênero para 80 estudantes do CED 310, localizado em Santa Maria. A professora Camilla de Magalhães também participou da formação.

palestra-maria-da-penha-vai-a-escola-2.jpgNo mesmo dia, foi a vez dos professores da Escola Classe 115 Norte receberem uma oficina referente à formação do Maria da Penha Vai à Escola, direcionada especificamente aos docentes da rede pública de ensino, ministrada pela juíza Fabriziane Zapata, magistrada coordenadora do NJM e responsável pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Riacho Fundo. Na semana anterior, os educadores participaram de uma primeira oficina com a Defensora Pública Dulcilelly de Almeida.

A Defensoria Pública do DF é uma das parceiras signatárias do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o TJDFT e instituições, como a Secretaria de Educação do DF, a OAB/DF, o MPDFT, entre outros. As atividades do Maria da Penha Vai à Escola acontecem toda semana e as escolas podem procurar os servidores do NJM para solicitar as palestras pelos telefones (61) 3103.2027 ou 3103.2041.

Prêmio MPVE

Vale lembrar que as inscrições para o Prêmio Maria da Penha Vai à Escola seguem abertas até o dia 14/6. A premiação é voltada para os profissionais de educação da rede pública de ensino do DF que desenvolverem atividades e práticas relacionadas à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Os gestores, educadores e professores podem apresentar trabalhos implementados individualmente ou em grupo. Os interessados em se inscrever devem acessar o formulário eletrônico, disponível aqui

Fotos: Divulgação TJDFT