Semana do Bebê: Palestra reforça necessidade de ação multissetorial na primeira infância

por DD - SECOM/VIJ - DF — publicado 2019-06-05T16:45:00-03:00

vij1.jpegTodos sabemos que as políticas públicas são essenciais. Mas o que nós podemos fazer de imediato pelas crianças do nosso País? A pergunta feita pelo juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ/DF), Renato Scussel, resume a atividade desta terça-feira (4) organizada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude, na IV Semana do Bebê. A palestra “1000 dias cuidando da família para romper o ciclo da vulnerabilidade: Associação Saúde Criança” trouxe contribuições de profissionais de diversas áreas de atuação e contou com participação do público presente a respeito da primeira infância e o contexto em que ela se insere.

Vera Cordeiro, médica e fundadora da Associação Saúde Criança, objeto da palestra, defendeu a necessidade de ações multissetoriais. “O País só vai mudar quando nós juntarmos as mãos. A força dessas crianças está levando a nos unirmos, e esse grupo está começando a ser multifacetado”, expôs a empreendedora social. A integração de aspectos diversos é também o princípio da metodologia desenvolvida por Vera no Saúde Criança – eleita como a melhor ONG da América Latina, responsável por ter atendido 72 mil famílias em modelo de empreendedorismo social criado no Brasil que é referência mundial.

O episódio inicial de uma doença e sua posterior recorrência na rede pública de saúde são o ponto de partida para o trabalho de transformação de famílias em vulnerabilidade social, por meio da utilização de metodologia multidisciplinar própria da Associação.“O ser humano por trás da doença sempre foi minha preocupação”, conta Vera. Ela explica que a real causa de muitas das enfermidades tratadas em hospitais públicos é a própria situação de pobreza, manifestada em várias dimensões trabalhadas pelos cinco pilares da iniciativa: saúde, educação, renda, moradia e cidadania.

A partir da escuta de famílias, são desenvolvidos Planos de Acompanhamento Familiar personalizados, com metas a serem verificadas pela equipe. Mais que curar doenças ou queixas pessoais, o objetivo é dar protagonismo aos atendidos e à sua família. “É a saúde do ponto de vista mais amplo que se possa imaginar com transformação social real. Damos todas as condições, mas quem vai mudar sua vida é você”, afirmou a médica. O impacto positivo de médio e longo prazo da iniciativa, anos após a “alta” dos atendidos no programa, foi verificado em pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown (EUA). Confira aqui.

vij2.jpegO pensamento multidimensional com relação à criança também foi lembrado por Janete Vaz, sócia-fundadora do Sabin. “Quando a gente fala de educação, de saúde, a gente também fala em criança”. Por meio de ações do Instituto Sabin, criado como OSCIP em 2005 para reunir e formalizar as práticas de responsabilidade social exercidas pela rede de laboratório, são trabalhados diversos aspectos relacionados à primeira infância. Entre os projetos está o Criança e Saúde. Por meio dele, são atendidas solicitações de entidades sociais carentes por exames laboratoriais gratuitos para diagnóstico de crianças.

Ainda com foco na criança, em 2008, foi criado o Projeto Ludoteca, atendendo à demanda por espaços lúdicos voltados para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Distrito Federal. O novo projeto visa à melhoria nos atendimentos realizados na rede pública voltados a esse público que esteja em situação de violência, maus-tratos ou negligência. Outra frente interdisciplinar de atuação que reflete nas crianças é o trabalho de empoderamento com os chefes de família feito por meio do grupo Mulheres do Brasil, composto por comitês temáticos, e Janete é diretora do Núcleo do DF. “Ele inspira mulheres a ter sonhos e a tirar sonhos da gaveta”, disse.

vij3.jpegA integração entre diversos aspectos e atores abordada durante a manhã está também prevista em lei. O Marco Legal da Primeira Infância prevê a Política Nacional Integrada da Primeira Infância, formulada e implementada mediante abordagem e coordenação intersetorial, articulando as diversas políticas setoriais a partir de uma visão abrangente de todos os direitos da criança nessa fase.

As atividades da mesa foram mediadas pela diretora-administrativa da VIJ-DF, Simone Resende. Também compuseram a mesa a deputada federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Paula Belmonte; o supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite; e a educadora parental Julyana Mendes.

Acompanhe aqui as matérias de cobertura dos eventos da Semana do Bebê e veja abaixo as próximas atividades promovidas pela CIJ/DF:

Programação da CIJ-DF na IV Semana do Bebê

5 de junho (QUARTA)

(Evento fechado)

Grupo de gestantes e lactantes da Penitenciária Feminina

VÍNCULOS E CUIDADO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER

Facilitadora: Karin Calazans

Analista judiciária da CIJ-DF e mestranda em Educação em Direitos Humanos

Local: Penitenciária Feminina do Distrito Federal (Colmeia)

Horário: das 10h às 12h

Coordenação: CIJ-DF

Informações: 3103-3368

(Evento fechado)

Filme seguido de roda de conversa

CUIDANDO DA GESTAÇÃO EM PERÍODO DE SEMILIBERDADE

Exibição do Filme “O Renascimento do Parto” seguido de roda de conversa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Local: Unidade de Semiliberdade Feminina do Guará (USF)

Horário: das 14h às 18h

Coordenação: Bárbara Macêdo, psicóloga da Seção de Atendimento Técnico da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF e equipe da USF do Guará

Informações: 3103-3235

6 de junho (QUINTA)

Palestra interativa

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Palestrante: Regina Almeida

Psicóloga, terapeuta e fundadora do Instituto Tocar

Local: Auditório do Fórum de Taguatinga

Horário: das 9h às 11h

Coordenação: CIJ-DF

Informações: 3103-8011 (Marcelo) e 3103-3368 (CIJ-DF)

Oficina didática

OFICINA DE PARENTALIDADE NO JUDICIÁRIO: UMA POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DO PAPEL PARENTAL EM SITUAÇÕES DE DIVÓRCIO

Facilitadora: Marisa Muniz

Assistente social, pós-graduada em violência doméstica contra crianças e adolescentes, supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Família, do Fórum Leal Fagundes – TJDFT

Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia

Horário: 14h

Coordenação: CIJ-DF

Informações: 3103-3368

 

7 de junho (SEXTA)

Grupo Multifamiliar

CUIDANDO DA CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR

Coach: Davina Maia

Terapeuta de família e coach sistêmica

Local: Auditório do Fórum do Paranoá

Horário: das 14h às 16h

Coordenação: CIJ-DF

Informações: 3103-3368

Saiba mais sobre a participação da CIJ/DF na Semana do Bebê:

CIJ/TJDFT integra atividades da IV Semana do Bebê

 Fotos: Divulgação TJDFT