TJDFT já digitalizou 41% do acervo de processos físicos em tramitação

por SB — publicado 2019-06-28T14:38:00-03:00

INTRA-digitometro-200-mil.jpgCom o propósito de tornar o TJDFT 100% digital, a Administração do órgão vem realizando esforço conjunto no sentido de digitalizar os processos que ainda tramitam em papel para que possam ser inseridos no Processo Judicial Eletrônico - PJe. Nesta sexta-feira, 28/6, o Tribunal atingiu 41% dessa meta, superando a marca de 200 mil autos digitalizados.

O TJDFT conta hoje com 284 mil processos físicos, entre os quais 95 mil encontram-se em processo de digitalização e 182 mil aguardam para serem trazidos ao meio digital. Com a progressiva implantação do PJe no Tribunal, a maior parte dos processos já iniciam sua tramitação eletronicamente. Aqueles que ainda estão no suporte papel são anteriores às implantações nas serventias ou oriundos de varas onde o PJe ainda não foi implantado. Atualmente, o sistema PJe já está funcionando em 86% das serventias do Tribunal.

A conversão de suporte dos processos judiciais foi determinada pela Portaria Conjunta 24/2019. Explica a norma, em seu artigo 2º, que “a coordenação, orientação e padronização do trabalho de conversão do suporte dos processos em meio físico para o digital competirão à Presidência em relação aos processos em trâmite na segunda instância e à Corregedoria da Justiça, aos da primeira instância”.

Com o objetivo de apoiar os magistrados e servidores na gestão da digitalização dos processos físicos de suas unidades judiciais e permitir o acompanhamento da evolução do trabalho em tempo real, o TJDFT criou um painel eletrônico denominado Digitômetro. Trata-se de ferramenta destinada a auxiliar as serventias judiciais na gestão e controle de processos físicos submetidos aos procedimentos de conversão para meio digital. O Digitômetro também permite o saneamento de eventuais inconsistências na base de dados, pois identifica processos em que são necessárias correções e/ou atualizações no andamento processual do sistema de origem.