TJDFT divulga balanço do Cejusc de Trânsito no mês do Maio Amarelo

por MLC — publicado 2019-06-03T18:51:00-03:00

van-juizado-de-transito.jpgNo mês da Campanha do Detran/DF “Maio Amarelo”, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito - Cejusc/Trânsito do TJDFT aumentou o número de atendimentos. Durante o período, 384 pessoas foram atendidas, 156 atendimentos foram realizados no local do acidente e 102 acordos foram homologados judicialmente. 

Para a 2ª Vice-Presidente, desembargadora Ana Maria Duarte, a informação é um poderoso instrumento de cidadania: “é de suma importância que a sociedade conheça os serviços que estão à sua disposição sem qualquer custo como é o caso do Cejusc/Tran, que tem como principal proposta intermediar o diálogo e a negociação entre os motoristas envolvidos em um acidente sem vítimas”. 

A magistrada ressaltou a importância do papel do conciliador no momento de um acidente de trânsito, quando os ânimos podem ficar acirrados: “o auxílio do servidor conciliador é fundamental para facilitar o diálogo e possibilitar que um acordo seja construído de forma equilibrada e eficiente”.  E acrescentou: “a economia de recursos não se revela apenas para os envolvidos no conflito, mas também para o Estado, que otimizou seus recursos materiais e humanos ao aplicar a ferramenta mais adequada para resolver aquele tipo de conflito”. 

Cejusc/Trânsito

O Cejusc/Trânsito é um serviço gratuito que recebe demandas relacionadas a acidentes sem vítimas, exclusivamente, entre veículos automotores terrestres: carros, caminhões, motocicletas e ônibus. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis. Para chamar a unidade móvel ao local do acidente LIGUE 0800 644 20 20.   

As localidades abrangidas são: Asa Norte; Asa Sul; Lago Norte; Lago Sul; Cruzeiro; Sudoeste; Octogonal; Setor de Mansões do Lago Sul; ESAF; Jardim Botânico; SAAN; Setor de Mansões Park Way; SIA; Guará I e II; Candangolândia; Núcleo Bandeirante; Riacho Fundo I; Taguatinga; Vicente Pires; Águas Claras; Areal; Ceilândia; Samambaia e Via Estrutural. 

Maio Amarelo 

maio-amarelo.jpgNo sábado, 1º/6, no Taguapark, o TJDFT participou do encerramento do Movimento Maio Amarelo. As vans do Cejusc/Trânsito e a juíza Luciana Yuki, assistente da 2ª Vice-Presidência do Tribunal, estiveram presentes na grande ação de cidadania que envolveu  também o DENATRAN, GDF, SEST/SENAT e instituições privadas que apoiam a causa. A magistrada participou também da blitz educativa, dia 29/5, em Taguatinga para divulgar o serviço do Cejusc/Tran. 

A desembargadora Ana Maria Duarte e a juíza Caroline Lima, coordenadora do Cejusc/Tran, com suas equipes, estiveram presentes nas blitz realizadas em parceria com o Detran/DF, na Torre de TV e no Parque da Cidade. Nas ocasiões, os motoristas foram informados sobre o serviço do Centro e  receberam adesivo com o telefone do serviço para colar no parabrisa de seus veículos e material preventivo de acidentes do DETRAN/DF.

Leia também

2ª Vice-Presidente participa de ação do Maio Amarelo no Parque da Cidade

2ª Vice-Presidente participa de blitz educativa do Detran em prol da Campanha Maio Amarelo