TJDFT promove força-tarefa para digitalização de acervo físico

por TT — publicado 2019-06-04T13:55:00-03:00

TJDFT promove força-tarefa para digitalização de acervo físicoTrabalho para tornar o TJDFT 100% digital envolve diversos setores da Casa e quase 250 pessoas 

O Processo Judicial eletrônico – PJe já é uma realidade na Casa e o TJDFT está cada vez mais perto de tornar-se 100% digital. A conversão de todos processos físicos para o meio digital é uma das metas da atual Administração, que promove força-tarefa para digitalização do acervo físico, que hoje representa mais de 400 mil processos em tramitação no Tribunal. 

A expectativa da Administração é que todos os processos físicos da 2ª instância sejam digitalizados até o final de 2019 e os da 1ª instância até o final da atual gestão, sob a coordenação, respectivamente, da Presidência e da Corregedoria do Tribunal. A força-tarefa, que teve início no dia 12/3, envolve diversos setores da Casa e quase 250 pessoas, entre servidores, estagiários e terceirizados, que já digitalizaram mais de 30 mil processos e 13 milhões de páginas desde março. 

A digitalização é a primeira etapa para inclusão de todo o passivo de processos  físicos no PJe – que já está em funcionamento em 80% das unidades judiciais do TJDFT e deve chegar a todo Tribunal até setembro. O trabalho incansável das unidades judiciárias e os esforços conjuntos de digitalização em curso na Casa fizeram com que o PJe atingisse, em abril deste ano, a marca de 1 milhão de processos distribuídos. 

A digitalização e a inclusão dos processos no PJe proporcionam mais celeridade e transparência à tramitação dos feitos e facilidades para advogados e partes, bem como economia para o Tribunal, por meio da melhor alocação dos recursos. Desde sua implantação, o PJe já gerou uma economia de mais de R$ 4 milhões em material de expediente e correio, evitou o uso de mais de 30 toneladas de papel e reduziu gastos com transporte e armazenamento de autos.  

A regulamentação e a metodologia de digitalização adotadas pelo TJDFT são consideradas referências para vários tribunais do país, entre eles o TJSP, TJRN, TJMA e TJAM, que em visitas recentes conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela Justiça do DF.  

TJDFT 100% digital: um compromisso de todo Tribunal!