VIJ-DF realiza roda de conversa sobre adoção na Semana do Bebê

por NC/SECOM/VIJ — publicado 2019-06-04T08:10:00-03:00

VIJ7.jpgInteressados no tema da adoção de crianças e adolescentes participaram de uma roda de conversa com integrantes da equipe da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF) realizada no sábado, dia 1º/6, na área verde do CCBB, dentro da programação da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-DF) na IV Semana do Bebê. A atividade foi mediada pelas psicólogas Karina Gurgel, Maíra Coelho e Patrícia Serejo e contou com a participação de uma voluntária na área de adoção da VIJ-DF, a também psicóloga Heloíza Ribeiro.

Segundo Karina Gurgel, ter a adoção incluída nesta Semana do Bebê e se aproximar de pessoas interessadas no tema para esclarecer dúvidas, levar informações e reflexões foi uma experiência muito rica e gratificante. “Para nós, foi muito bom ter a equipe de adoção da VIJ-DF incluída nas atividades de um evento importante como a Semana do Bebê e poder levar esse conhecimento e um pouquinho do nosso trabalho às pessoas de forma descontraída, em um espaço ao ar livre, cercado pela natureza, e assim contribuir com a sociedade”, avaliou a psicóloga.

Ainda de acordo com Karina, todos que participaram da roda de conversa no CCBB relataram a gratidão pela oportunidade de ter acesso à Justiça Infantojuvenil de maneira menos formal, com espaço para esclarecimento de dúvidas e compartilhamento coletivo de muitas questões relacionadas à adoção. Na sua percepção, a atividade em grupo possibilitou também que os questionamentos de cada um dos participantes levassem os demais a conhecer e refletir a respeito de pontos sobre os quais não haviam pensado antes.

VIJ8.jpgO depoimento do casal de servidores públicos Lígia Maria e Gabriel Reis a respeito do encontro promovido pela VIJ-DF corrobora a fala de Karina. “Todas as atitudes do TJDFT que saem das quatro paredes merecem nosso elogio. No sábado, tivemos 1h30 de conversa que dificilmente teríamos se fôssemos à Vara da Infância. Além disso, as psicólogas tiraram dúvidas de outros casais sobre as quais não tínhamos pensado. Por isso, os nossos parabéns às servidoras envolvidas”, afirmaram.

A Semana do Bebê foi sistematizada pelo UNICEF como uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade. No DF é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, com apoio de diversos atores na defesa dos direitos da criança. O tema desta edição é “Direito ao Abraço”, simbolizando o vínculo, o cuidado e a proteção, essenciais ao desenvolvimento humano. A IV Semana do Bebê do DF vai até o dia 7 de junho. Para acompanhar a programação preparada pela CIJ-DF e obter outras informações, clique aqui.