2ª Vice-Presidente participa de ação do Maio Amarelo no Parque da Cidade

por MLC — publicado 2019-05-27T18:55:00-03:00

Desembargadora Ana Maria Duarte e juíza Caroline LimaA 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, acompanhada da juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito - Cejusc/Trânsito, Caroline Lima, e suas equipes, participou do evento do Detran/DF em prol do movimento Maio Amarelo, no Parque da Cidade, no domingo, dia 26/5. O objetivo foi divulgar os serviços do Tribunal na área da mediação de conflitos de trânsito.

Na ocasião, a desembargadora falou sobre o trabalho realizado pelo Cejusc/Trânsito. A 2ª Vice-Presidente afirmou que o Centro está em sintonia com a proposta de modernização do Poder Judiciário e da prestação jurisdicional, facilitando o acesso à justiça e incentivando a solução dialogada construída pelas partes envolvidas de modo célere, econômico e, sobretudo, personalizada ao caso concreto.

“É um  serviço gratuito de nosso Tribunal que vai até o local do conflito e, por meio de um profissional capacitado, permite o restabelecimento do diálogo e a construção de um acordo sem a necessidade do ajuizamento de uma ação judicial. É importante que todos tenham conhecimento desta incrível ferramenta à disposição da sociedade do DF”, declarou a magistrada. 

O evento do Parque da Cidade contou com diversas ações. O Tribunal disponibilizou a van de trânsito para divulgar o serviço prestado pelo TJDFT. O Detran/DF promoveu atividades como teatro, jogos, circuito de mini carro e entrega de material educativo para crianças. Na programação, houve ainda simulação de resgate aéreo e exposição de viatura do Corpo de Bombeiros, atendimento de saúde e brinquedos do SESC. O Hospital Oftalmológico de Brasília – HOB ofereceu exames oftalmológicos, o Laboratório Santa Paula realizou exames de glicemia e a Universidade Católica de Brasília ofereceu assistência jurídica. 

Dando continuidade às ações do movimento Maio Amarelo, no dia 29/5, a juíza do TJDFT Luciana Sorrentino irá participar da blitz educativa do Detran, em Taguatinga.  

Cejusc/Trânsito

O Cejusc/Trânsito atende de forma gratuita as demandas relacionadas a acidentes, exclusivamente, entre veículos automotores terrestres: carros, caminhões, motocicletas e ônibus. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis. Para chamar a unidade móvel ao local do acidente LIGUE 0800 644 20 20.  

As localidades atendidas são: Asa Norte; Asa Sul; Lago Norte; Lago Sul; Cruzeiro; Sudoeste; Octogonal; Setor de Mansões do Lago Sul; ESAF; Jardim Botânico; SAAN; Setor de Mansões Park Way; SIA; Guará I e II; Candangolândia; Núcleo Bandeirante; Riacho Fundo I; Taguatinga; Vicente Pires; Águas Claras; Areal; Ceilândia; Samambaia e Via Estrutural. 

2.jpgMaio Amarelo 

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo do movimento Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Fotos: Daniel Coelho Moutinho - NBastian/Divulgação TJDFT