Adolescentes de projeto de adoção da VIJ-DF assistem jogo de futebol no estádio

por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-05-28T14:30:00-03:00

Adocao - Jogo de Futebol 1.jpeg“Bola na rede pra fazer o gol. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”, diz um trecho da música “É uma partida de futebol”, da banda Skank, ao mostrar essa paixão do brasileiro. Mas quantos meninos e meninas ainda não tiveram o privilégio de torcer ao vivo para o seu time? No último sábado (25/5), quatro adolescentes que vivem em uma entidade de acolhimento do DF realizaram esse sonho. Layane, Mateus e os irmãos Kauã e Everton prestigiaram o jogo de Palmeiras X Botafogo no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Do alto da arquibancada, os meninos mantinham olhos e ouvidos atentos à grandiosidade do estádio, às torcidas organizadas e aos gritos dos torcedores. Comentavam sobre a desenvoltura dos jogadores e suas chuteiras de cor vibrante. Kauã e Mateus torcem para o Botafogo e Layane para o Palmeiras. Everton é flamenguista. A cada lance perdido ou ameaça de gol, Kauã levava as mãos ao rosto experimentando a ansiedade compartilhada com seus companheiros de time. Layane se divertia fazendo coro com a torcida do Palmeiras, maioria nas arquibancadas. O pênalti marcado pelo juiz não agradou aos garotos botafoguenses, já Layane não se conteve e pulou de alegria quando Gustavo Gómez executou o gol que decidiu a partida.

O grande sonho

Adocao - Jogo de Futebol 2.jpegA data de sábado também carrega um significado especial para a vida desses meninos. Nesse 25 de maio comemorou-se o Dia Nacional da Adoção. Os quatro adolescentes estão cadastrados para adoção, mas não há famílias habilitadas no DF para eles. Mateus, Layane, Everton e Kauã fazem parte do projeto da VIJ-DF “Em busca de um lar”, lançado em 2 de maio, que objetiva dar visibilidade, por meio da divulgação de imagem e voz, a crianças e adolescentes cadastrados para adoção e, desse modo, aproximá-los de pessoas interessadas em adotar em todo o País. Antes de iniciar o jogo, o apresentador do evento noticiou o projeto da VIJ.

Os meninos e meninas que estão no “Em busca de um lar” fazem parte de grupo de irmãos, têm idade avançada ou possuem problemas de saúde. Eles têm perfil diferente daquele que as famílias habilitadas desejam para seus filhos adotivos: crianças mais novas, sem irmãos e saudáveis. Esse é o motivo pelo qual a fila das 137 crianças e adolescentes e a das 543 famílias que estão cadastro de adoção não se encontram.

O resultado do jogo não agradou a todos. Mas em um ponto eles concordaram: valeu muito a pena o passeio e querem assistir a outras partidas! E quanto ao sonho de ter uma família, quem sabe, se com a ajuda do projeto será possível virar esse jogo!

Os garotos foram acompanhados do assessor técnico da VIJ, Eustáquio Coutinho, agentes de proteção, servidores da Seção de Comunicação Institucional da Vara e a cuidadora da instituição. A iniciativa teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Fotos: TJDFT