Alunos de curso técnico visitam o TJDFT e têm palestras sobre serviços públicos

por SS — publicado 2019-05-14T18:25:00-03:00

Alunos de curso técnico do Cruzeiro visitam o TJDFT e têm palestras sobre serviços públicosNa tarde desta terça-feira, 14/5, o TJDFT recebeu a visita de estudantes de curso técnico profissionalizante em serviços públicos do Centro Educacional II do Cruzeiro. O grupo de alunos foi recebido pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, no hall do Palácio Ruy Barbosa, e tiveram roteiro de visitação personalizado conforme o interesse de cada turma.

Em comum, todos os grupos conheceram o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde tiveram visita guiada pelos 18 painéis que contam a história da Justiça na capital. Os visitantes puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Os estudantes também participaram de palestra com a juíza Luciana Yuki, coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal, NUPEMEC. A magistrada falou sobre o funcionamento e a estrutura da mediação e conciliação no TJDFT e da mudança de paradigma no mundo jurídico, desde o advento da Resolução 125 do CNJ. A juíza também mostrou que o Tribunal conta com centros de conciliação em todos os fóruns do DF, além de unidades especializadas para questões de trânsito, família e problemas relacionados ao superendividamento das pessoas.

Alunos de curso técnico do Cruzeiro visitam o TJDFT e têm palestras sobre serviços públicos

Em seguida, os alunos dividiram-se em dois grupos para receber palestras específicas sobre os temas de interesse pertinentes a cada área de ensino estudada. Assim, um grupo participou de palestra sobre protocolo e ouvidoria com as equipes do Núcleo de Recebimento, Registro, Classificação e Controle da Tramitação e da Expedição da Informação e com a Coordenação da Ouvidoria-Geral do TJDFT. Já o outro grupo contou com palestra sobre planos e ações de desenvolvimento e treinamento com a equipe da Secretaria da Escola de Formação Judiciária do TJDFT; sobre gestão de pessoas com servidores da Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal; e sobre contratos e licitações com equipes da Secretaria de Recursos Materiais.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893. Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.