Juizados de Violência contra a Mulher de Taguatinga e Planaltina recebem visita de magistrados do Piauí

por CS — publicado 2019-05-23T17:45:00-03:00

Visita de Comitiva da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJPIA juíza de Direito Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Taguatinga e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM, juntamente com coordenadora da Coordenação Psicossocial Judiciária – COORPSI, Eliane Cristina Andrade, receberam, nesta terça-feira, 21/5, a visita de comitiva composta pelo desembargador José Gomes Pereira, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJPI, e do juiz Vidal Freitas, titular da Vara de Execuções Penais de Teresina.

Os magistrados vieram conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo NJM e pelo Núcleo de Assessoramento sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – NERAV e foram recepcionados, inicialmente, no Fórum de Taguatinga, onde puderam conhecer a metodologia de dois projetos da Casa, o Grupo Reflexivo para Homens, desenvolvido pelo NJM, e o Grupo de Acolhimento e Avaliação - GAV, realizado pelo NERAV.

No dia seguinte, a comitiva seguiu para Planaltina, onde foi recebida pela juíza Maria Luísa Silva Ribeiro, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da cidade, e também participou das atividades do Grupo Reflexivo para Homens, desenvolvido no local.

Prevenção

O projeto do Grupo Reflexivo para Homens autores de Violência Doméstica foi criado em abril de 2016, com amparo na Lei Maria da Penha, que recomenda a criação de espaços de “educação” e “reabilitação” para os autores de violência contra mulher. Nesses espaços, busca-se reduzir crenças legitimadoras do uso de violência em relações domésticas e familiares e de justificativas para comportamentos abusivos. Com os debates, objetiva-se também ampliar a visão de mundo no que tange à violência, gênero, masculinidades e direitos. O intuito da atividade está na prevenção da reincidência da violência contra a figura feminina. Os encontros acontecem em Taguatinga, Guará e Planaltina.

O Grupo de Acolhimento e Avaliação, por sua vez, tem como objetivo acolher as partes em seu primeiro contato com a justiça; avaliar o contexto de risco e proteção e apresentar sugestões acerca das medidas protetivas de urgência e outras decisões judiciais. Além disso, o grupo também informa sobre direitos e deveres no âmbito da Lei Maria da Penha, promove reflexões iniciais sobre violência de gênero e realiza encaminhamentos à Rede de Serviços Governamental e não Governamental, quando necessário. 

 

Fotos: TJDFT