Livro sobre adoção será lançado hoje no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2019-05-15T07:00:00-03:00

Lançamento de livroNesta quarta-feira, 15/5, às 16 horas, o Memorial TJDFT receberá a psicóloga Niva Maria Vasques Campos que, a partir da sua experiência desde 1999 como psicóloga da Vara da Infância do Distrito Federal (VIJ-DF), escreveu a obra Adoção: A ida para Casa – Desafios, Impactos e Fontes de Apoio, publicada pela Juruá Editora.

Em seu livro, Niva se propõe, logo de início, a significar o papel da mãe, do pai e de suas funções. Ao longo da obra, ela destrincha a diversidade de questões que podem surgir com a chegada dos filhos e se lança a enfrentá-las: dificuldades escolares, financeiras e emocionais; relações com filhos existentes e família extensa; adoção de irmãos; curiosidade alheia; aceitação do corpo, nome, identidade, comportamento, sexualidade e características próprias do indivíduo, entre outras.

Niva também relata na obra cada uma das possibilidades de busca de apoio para essas dificuldades e de construção de uma rede de proteção: conjugalidade, família, escola, equipe interprofissional da Vara, grupos de apoio à adoção, igreja ou outras associações comunitárias, psicoterapia e acompanhamento de outros profissionais.

Segundo a autora, o livro pode ser útil e relevante para auxiliar famílias adotantes, pessoas interessadas em adotar, integrantes de equipes interprofissionais da Justiça da Infância e da Juventude responsáveis pelos estudos e acompanhamento das ações de adoção, grupos de apoio à adoção, psicólogos clínicos, estudantes e pesquisadores da área de adoção. A obra está disponível no site da editora.

Sobre a autora

Niva Maria Vasques Campos é analista judiciária, área Apoio Especializado, especialidade Psicologia, do quadro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios desde março de 1999. Mestre e graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa de mestrado procurou investigar a existência ou não de uma família idealizada no estudo psicossocial em contexto judicial de adoção. Publicou em coautoria com sua orientadora, professora doutora Liana Costa, artigos relativos aos resultados da sua pesquisa de mestrado, destacando entre eles a subjetividade presente e a vivência de famílias na adoção.