Memorial do TJDFT abre exposição de obras de arte feitas com materiais reciclados

por SS — publicado 2019-05-27T18:49:00-03:00

memorial1.jpgO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu nesta segunda-feira, 27/5, a exposição artística intitulada "Nova Proposta de Recuperação", do artista Jorge Kell. A abertura foi prestigiada por familiares, servidores e magistrados, dentre os quais a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis.

A equipe da 1ª Vice-Presidência aproveitou a ocasião para escolher a obra que será doada ao acervo do Tribunal, conforme previsto no edital de inscrições, além de outra peça que o artista gentilmente cedeu ao TJDFT. As obras escolhidas foram a escultura “Fundo do Mar”, feita com materiais reciclados de armações de óculos; e a pintura “Pamonha da Mariana”, produzida com tinta acrílica sobre tela de madeira reciclada.

Conhecido no meio artístico como Kell, Jorge nasceu em São Paulo, 1948, filho de imigrantes da Hungria. Artista autodidata, começou a desenvolver seus dons desde cedo, experimentando todas as modalidades artísticas, até desenvolver seu próprio estilo, fazendo pinturas em miniatura, aquarelas e acrílico sobre materiais óticos reciclados.

Para o Memorial TJDFT, o artista apresenta 58 trabalhos de três modalidades: arte em tela e vidro recuperado; arte em tela sobre madeira; e esculturas em material recuperado da indústria de armação de óculos. A exposição, que tem materiais reciclados como matéria-prima, ficará disponível para visitação até 14/6, incluindo o período da Semana do Meio Ambiente, de 1º a 5/6.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis.