Último dia da exposição de pinturas PAX XXI no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2019-05-17T09:00:00-03:00

Memorial abre 1ª exposição do anoInteressados têm até o final desta sexta-feira, 17/5, para visitarem o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e conferirem a primeira exposição artística do ano, a mostra de pinturas intitulada "PAX  XXI", do artista plástico Cassiano Araújo. A exposição foi aberta no dia 29/4.

Cassiano Araújo é artista plástico, produtor cultural e organizador de eventos artísticos. Nasceu em Garibaldi, Rio Grande do Sul, no ano de 1975. Viveu parte de sua infância em Caçapava do Sul e sua juventude em Porto Alegre, antes de se mudar para São Paulo, em 1992. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo e o curso de história da arte no Museu de Arte de São Paulo. Desde 1998, quando abriu a galeria que leva seu nome, exerce atividades de produtor cultural.

A exposição “PAX XXI” é uma referência aos 20 anos da carta escrita pelo papa João Paulo II em homenagem aos artistas do mundo. No Memorial TJDFT, o artista mostra seu trabalho como pintor, trazendo quadros de temáticas religiosas e variadas, incluindo obras criadas especialmente para essa exposição, que homenageiam figuras de destaque do Judiciário local e nacional, como os Presidentes do STF, STJ e TJDFT, Dias Tofolli, Otávio de Noronha e Romão C. Oliveira, respectivamente; as ministras Carmen Lucia e Rosa Weber, do STF; as desembargadoras Lila Pimenta Duarte e Maria Thereza Braga Haynes, do TJDFT; entre outros magistrados, além de representação do Poder Judiciário "a favor da Educação Arte e Cultura". 

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada hoje pela desembargadora Sandra De Santis.