PLS do TJDFT é modelo de gestão de recursos para outros órgãos públicos

por ACS — publicado 2019-05-28T15:25:00-03:00

FACE_imagem-PLS.jpgNesta quarta-feira, 29/5, o Plano de Logística Sustentável do TJDF (PLS-TJDFT) será apresentado no Fórum de Boas Práticas de Licitações e Contratos, realizado pela ANA - Agência Nacional de Águas.  

Anualmente, os indicadores relacionados ao custeio da máquina administrativa - água, energia, bens de consumo, contratos de vigilância, limpeza e com veículos e combustíveis, impressão, alterações de layout e telefonia - e os referentes aos aspectos sociais e ambientais (qualidade de vida, inclusão, capacitação para a sustentabilidade e coleta seletiva) têm desempenhos monitorados por meio de metas e ações sugeridas pelos gestores das unidades responsáveis. As metas e ações propostas para o seu alcance são validadas pelo Comitê Gestor do PLS, coordenado pela Secretaria Geral do TJDFT e composto pelas unidades indicadas pela Portaria GPR 1006/2015. 

Os resultados ao longo dos anos têm refletido o empenho do trabalho realizado de forma conjunta e participativa pelos gestores das unidades administrativas e dos contratos, que têm indicadores no PLS. O monitoramento do plano é realizado pela Coordenação de Gestão Socioambiental - COGESA em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica - SEPG.

O grande objetivo da ferramenta de apoio à gestão é o alcance do "ponto de equilíbrio", isto é, o consumo e gasto de acordo com à real necessidade, com foco na execução da missão do órgão e na redução/eliminação de potenciais desperdícios. O plano também fomenta a gestão do conhecimento por meio da transcrição dos esforços empreendidos, desde as etapas de planejamento até as de execução das ações, ao longo do tempo.

Outro ponto positivo é a conjugação com os Planos de Governança de Contratação e o Plano Estratégico 2015-2020. O PLS é um dos insumos do Plano e do Comitê de Análise Prévia de Contratações, pois permite análises sistêmicas das demandas e necessidades. 

Talvez por isso, o PLS do Judiciário do DF tem sido destaque em diversos eventos em órgãos públicos no Distrito Federal. Na última semana, ele foi apresentado durante o II Seminário de Engenharia da Receita Federal, que versou sobre boas práticas de gestão nas edificações públicas. Além da apresentação na ANA, o trabalho desenvolvido pelo Tribunal será destaque no próximo mês de junho nos eventos "CNMP e os caminhos da sustentabilidade", a ser realizado na sede do Conselho Nacional do Ministério Público; e no dia 5 de junho, o modelo implantado pelo TJDFT será tema de oficina na Agência Nacional de Saúde - ANS.

O documento está disponível para consulta no site Transparência no portal do Tribunal, onde estão os relatórios de desempenho anuais desde 2015. Regulamentado pela Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça, é um dos temas do Índice de Sustentabilidade da Administração Pública Federal, instituído pelo Acórdão TCU 1056/2017.  Clique aqui e conheça o Plano de Logística Sustentável do TJDFT.

Para saber sobre as ações de responsabilidade socioambiental do TJDFT, acesse a página do programa Viver Direito.