Seguem abertas as inscrições para premiação de boas práticas na primeira infância

por SECOM/VIJ — publicado 2019-05-06T18:55:00-03:00

Edital de boas práticas para a primeira infânciaBoas práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal com foco na primeira infância (0 a 6 anos) serão premiadas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT e o Instituto Alana. As três melhores serão agraciadas com certificados e placas de reconhecimento, em cerimônia de premiação a ser realizada em Brasília, no dia 5/7.

Podem participar do edital de seleção, aberto até o fim deste mês, organizações públicas e privadas sem fins lucrativos pertencentes ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do DF. As práticas serão selecionadas por um comitê composto por representantes de cada uma das instituições parceiras e por especialistas nas áreas de Primeira Infância e Direito da Criança. Os resultados da chamada pública serão divulgados no dia 28 de junho.

Além do prêmio, o objetivo também é divulgar as melhores ações à rede de profissionais do TJDFT e do Instituto Alana, para que sejam inspiradoras de novas iniciativas. Os trabalhos apresentados poderão ser selecionados ainda para compor um repositório de boas práticas.

Como participar

As experiências devem ser enviadas para o e-mail cij.boaspraticas@tjdft.jus.br, até 31/5, conforme o formulário e as regras constantes do edital (veja aqui). Entre as possibilidades de eixos temáticos para as boas práticas participantes estão promoção do desenvolvimento integral, saúde; liberdade, respeito e dignidade; participação; convivência familiar e comunitária; educação; cultura; esporte e lazer; prevenção de maus-tratos; direito ao brincar; apoio às famílias; formação dos profissionais; garantia de direitos; redes de proteção; entre outras ligadas à primeira infância.

Seleção

Os projetos serão avaliados segundo critérios de alinhamento com marcos regulatórios, impacto, articulação da rede, inovação e replicabilidade das ações.

O processo de seleção faz parte do projeto REDEsenhar Caminhos, fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT e o Instituto Alana em prol da defesa e promoção dos direitos da criança na primeira infância, por meio da mobilização do sistema infantojuvenil e toda a rede de atendimento.

Ficou com alguma dúvida? Envie para cij.boaspraticas@tjdft.jus.br.

Serviço

Edital de Boas Práticas Voltadas à Primeira Infância no Distrito Federal (acesse aqui) 

Cronograma

Abertura do edital

    10 de abril

Encerramento da submissão de experiências

    31 de maio

Divulgação das experiências selecionadas e das três a serem premiadas  

    28 de junho

Cerimônia de apresentação e premiação das três melhores experiências selecionadas

    5 de julho