TJDFT destina mais de 250 toneladas de material à reciclagem em 2018

por CS — publicado 2019-05-17T08:30:00-03:00

Dia Internacional da ReciclagemA data 17 de maio foi instituída pela Unesco para celebrar o Dia Internacional da Reciclagem e, na oportunidade, o TJDFT comemora com os números do último relatório de desempenho de metas do Plano de Logística Sustentável – PLS. Em 2018, o Tribunal destinou 252.538,69 kg de materiais à reciclagem, o que representa 13% a mais que o registrado no ano anterior.

Do total de materiais doados às cooperativas de catadores do DF, mais de 242 toneladas foram referentes a papel. O quantitativo de material plástico foi de 7,8 toneladas. No que se refere a metais, foram 2,3 toneladas - valor 430,31% superior ao registrado em 2017. A arrecadação das cooperativas parceiras com a comercialização dos recicláveis chegou a R$ 68.808,22.

O TJDFT implementou o sistema de coleta seletiva em 2009, por meio do Programa Viver Direito. De acordo com a coordenadora de Gestão Socioambiental do Tribunal, o objetivo final é reduzir os impactos ambientais dos consumos e, para isso, é importante que sejam feitas campanhas permanentes.

A coordenadora explica que, no TJDFT, são usados três tipos de cestos: os individuais, das mesas, para recicláveis; os para orgânicos, geralmente dispostos nas copas; e os de banheiro. “Não há sacos de lixo plástico nos cestos secos e os papéis, nosso principal resíduo, devem ser encaminhados para reuso, caso impresso em apenas um lado da folha, ou para reciclagem, se não estiver contaminado por outros lixos”, complementou.

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias possuem em sua composição elementos químicos que podem causar danos à saúde das pessoas e malefícios à água e ao solo. Por conta disso, seu destino após o uso deve ser diferenciado dos demais produtos. Para isso, o TJDFT firmou parcerias, sem custos, para o recolhimento deste tipo de material. Além disso, realiza campanha permanente de arrecadação, com cestos próprios nas entradas dos fóruns, a fim de estimular a conscientização dos públicos interno e externo.

Lei Distrital 5610/2016 e o Decreto Distrital 39.228/2018 preveem que os grandes geradores de resíduos sólidos devem contratar uma instituição para a eliminação correta, dentre outros, do lixo orgânico, aquele derivado de restos alimentares e banheiros. Enquanto tramita o novo processo de contratação, o Serviço de Limpeza Urbano do Distrito Federal, numa parceria com o Tribunal, tem realizado a coleta dos referidos materiais.

O TJDFT está fazendo a parte dele e você?

Neste dia dedicado à reciclagem, o Tribunal te convida a pensar formas de produzir menos lixo, aí mesmo, na sua casa. Veja algumas dicas:

1.    Aposte no “consumo consciente”. Só compre o que for necessário. Excesso de compras gera desperdício.

2.    Compre verduras em hortas, varejões ou feiras do bairro/cidade. Nos supermercados, muitas são vendidas cortadas e embaladas em uma bandeja de isopor que é de difícil reciclar.

3.    Reduza o uso de sacolas plásticas.

4.    Atentem-se às embalagens e, sempre que possível, compre aquelas reutilizáveis ou retornáveis, como as de refrigerante ou de sabões líquidos.

5.    Compre produtos a granel ou embalagens soltas (sem a caixa que junte os diversos saquinhos individuais).

6.    Aposte em novas receitas, busque utilizar ao máximo os alimentos e reduza o desperdício.

7.    Reutilize. Se você tiver alguma habilidade manual e um pouco de criatividade, pode enfeitar, pintar ou revestir de tecido as embalagens recicláveis, para fazer porta-trecos, vasos, potes e itens de decoração, de forma barata e sustentável.