TJDFT participa de abertura de seminário sobre infância e juventude

por DA - SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-05-22T17:50:00-03:00

Seminário VIJO juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), Renato Scussel, e a juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF (VEMSE), Lavínia Tupy, participaram da mesa de abertura do Seminário da Infância e da Juventude – Prosa em Rede sobre Proteção Integral da Criança e do Adolescente, nesta quarta-feira (22). O evento aborda temas ligados às novas tendências de enfrentamento dos desafios de concretização dos direitos e garantias fundamentais da infância e juventude brasileira. O seminário conta com apoio da VIJ-DF e é uma realização da Defensoria Pública do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, a Câmara Legislativa e a Associação dos Defensores Públicos do DF.

Na fala inicial, a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, Adriana Faria, reforçou a proposta do evento, a partir do nome sugerido para o encontro. “Em uma pequena prosa, podemos falar dos temas mais profundos e sensíveis. É para isso que estamos aqui, para conversar em rede. Precisamos fortalecê-la, conversar e articular mais. Juntos, podemos fazer muito melhor”, disse. A defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, defendeu a integração como elemento essencial para ressignificar os direitos das crianças e dos adolescentes: “Precisamos desse engajamento com a rede, dessa reflexão com os agentes que pertencem a essa multissetorialidade e que podem trazer a visão holística necessária”.

A coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), defendeu que o espaço é mais uma oportunidade para efetivar políticas para o público que motivou o seminário. “Nós temos o dever de legislar, porém, mais que isso, de fazer as leis saírem do papel e impactarem de fato a realidade”, destacou a deputada. “Todos sabem da importância do tema, mas a execução depende também de coisas simples: ter responsabilidade, vontade de querer fazer o bem. Somando o esforço de cada um, conseguiremos fazer uma mudança a longo prazo”, completou. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), da mesma frente parlamentar, também abordou essa visão de futuro. “Quando falamos de crianças e adolescentes, estamos falando do desenvolvimento do nosso País de forma ampla: desenvolvimento econômico, social, de segurança e da educação. Eles vão repercutir em todas as políticas públicas futuras do Brasil”, disse.

PosadaSeminarioA mesa de abertura ainda contou com a presença da secretária nacional adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nídia de Sá; da deputada federal Celina Leão (PP-DF); do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Dalmasso; do secretário de Desenvolvimento Social do DF, Eduardo Zaratz; da secretária-adjunta de Assistência à Saúde do DF, Renata Soares Rainha; e do subsecretário de Educação Básica do DF, Helber Ricardo Vieira. Representando a Justiça da Infância e da Juventude nesse primeiro momento do evento estiveram a assessora administrativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-DF) e diretora-geral administrativa da VIJ, Simone Resende; o assessor técnico da VIJ, Eustáquio Coutinho; a supervisora da Seção de Fiscalização, Orientação e Acompanhamento de Entidades, Vânia Sibylla; a supervisora substituta da Seção de Colocação em Família Substituta, Niva Campos; e a servidora da CIJ Ivânia Ghesti.

O evento segue na tarde desta quarta (22) e quinta-feira (23) e ainda vai abordar a inclusão social de crianças e adolescentes com necessidades especiais e deficiências, a prevenção ao suicídio e à autoflagelação, entre outras temáticas. Veja aqui a programação completa.

Serviço

Seminário da Infância e da Juventude 

Data: 22 e 23 de maio de 2019

Horário: das 8h às 18h

Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal