TJDFT participa de evento no Parque da Cidade em prol do movimento Maio Amarelo

por MLC — publicado 2019-05-24T15:50:00-03:00

Desa. Ana Maria e Juíza Caroline em ação de panfletagem em blitz do Detran e TJDFTNo próximo domingo, 26/5, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, a juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito - Cejusc/Trânsito, Caroline Lima, e suas equipes irão participar do evento do Detran/DF em prol do movimento Maio Amarelo, no Parque da Cidade, estacionamento 12, das 8h às 12h. 

No evento, o TJDFT fará a divulgação do serviço prestado pelo Tribunal no Cejusc/Trânsito. O Detran/DF irá promover várias atividades como teatro, equipe de jogos, circuito de mini carro e entrega de material educativo para crianças. A ação também contará com a participação do Corpo de Bombeiros, que fará simulação de resgate aérea e exposição de viatura; do SESC, com brinquedos e atendimento de saúde; do Hospital Oftalmológico de Brasília – HOB, que irá oferecer exames oftalmológicos; do Laboratório Santa Paula, que irá fazer exames de glicemia; e da Universidade Católica de Brasília, que oferecerá assistência jurídica. 

A parceria entre o TJDFT e o Detran/DF foi firmada, em virtude do ramo de atuação do Cejusc/Trânsito dentro do Tribunal, em reunião com a 2ª Vice-Presidência do TJDFT e a coordenadora de Educação do Departamento de Trânsito do DF. 

Maio Amarelo

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. 

CEJUSC-TRANCEJUSC-TRAN

A população do DF conta com o serviço de atendimento a envolvidos em acidentes de trânsito desde 1999. Por meio do CEJUSC-TRAN, as vítimas de acidentes de trânsito são atendidas no próprio local, em vans adaptadas para a realização de conciliações e mediações pré-processuais. 

O CEJUSC-TRAN atende apenas partes de acidentes sem vítima e sem envolvimento de veículos de embaixadas ou da administração pública, direta ou indireta, da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios. 

Para acionar o serviço, que é totalmente gratuito, basta que o cidadão ligue para o número 0800 644-2020, entre 8h e 18h, de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis.

Fotos: Daniel Coelho Moutinho - NBastian/Divulgação TJDFT