Alunos de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal visitam o TJDFT

por RC — publicado 2019-03-27T16:55:00-03:00

Alunos de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal visitam o TJDFT Nesta terça-feira, 27/3, o TJDFT recebeu a visita de estudantes do 9º e 10º semestres de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Os alunos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamentos na 6ª Turma Cível.

Em seguida, os estudantes seguiram para o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “Programa Memória TJDFT” e realizaram visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça, desde sua origem na antiga capital Salvador até os dias atuais. Os alunos puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Para finalizar a visita, os alunos assistiram a uma palestra sobre a Justiça no DF, os trâmites internos do Tribunal, os desafios da carreira de magistrado e a estrutura do Poder Judiciário. A professora Jamile Campelo, da UDF, que acompanhou os alunos durante toda a visita, destacou a importância de aprender sobre o contexto histórico do Tribunal e ressaltou a relevância, para os estudantes, de conhecerem as áreas de trabalho e as carreiras que podem seguir no Direito. Outras turmas da faculdade farão o roteiro de visitação ao TJDFT nos próximos dias 28/3, 2 e 8/4.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada hoje pela desembargadora Sandra De Santis.