CIJ-DF participa de reunião para organizar a IV Semana do Bebê

por Liliana Faraco/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-03-22T08:00:00-03:00

CIJNessa quarta-feira (20/3), na Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, as servidoras da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ-DF) participaram de reunião destinada a organizar a IV Semana do Bebê no DF.  Cerca de 30 pessoas que atuam nos diversos ramos da proteção dos direitos infantojuvenis levaram suas contribuições para a próxima edição do evento, prevista para ocorrer entre os dias 22 e 26 de abril.

Além da subsecretária da pasta, Adriana Faria, estavam presentes a assessora Simone Resende e as servidoras Adriana Tolentino e Ivânia Ghesti, todas da CIJ-DF,  bem como representantes das áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento social do GDF, Defensoria Pública, Câmara dos Deputados, Senado Federal, ONGs, empresas, lideranças, conselhos e especialistas nos direitos de crianças e adolescentes. 

Infância e abraço

A IV Semana do Bebê terá “o abraço” como temática, a fim de realçar a relevância do afeto que a criança deve receber da família e da sociedade desde o início de sua vida. Nesse sentido, a assessora da CIJ, Simone Resende, mencionou que a violência não combina com a infância e que pais e mães devem estar atentos à influência negativa que o uso imoderado da tecnologia e da internet pode repercutir para o desenvolvimento das crianças. A assessora aproveitou a ocasião para oferecer o ônibus equipado da Justiça da Infância e da Juventude do DF para atuar em conjunto com a carreata do GDF, que será organizada para divulgação do evento. O fechamento dessa e de todas as propostas para a Semana do Bebê será efetivado em reunião no dia 26/3.

A coordenadora das Políticas Públicas para a Primeira Infância do DF, Maria José Rocha Lima, apresentou os fundamentos teóricos que deverão nortear o evento. “É preciso unir todas as forças para prevenir e buscar solução para a banalização da vida, para a crescente violência, dedicando tempo, energia, conhecimento e muito amor na primeira infância”, destacou. Segundo a coordenadora, os argumentos sobre a urgência de proteção da criança até 6 anos de idade são incontestáveis, assim como o papel da família em cuidá-la e atendê-la em suas necessidades nos mil primeiros dias de vida é essencial para a formação do cérebro e desenvolvimento das capacidades cognitivas e não cognitivas. “O desafio é colocar em prática o Marco Legal da Primeira Infância”, concluiu.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos da criança na primeira infância, gestantes e mães. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo UNICEF e ocorre em diversos municípios do país há mais de dez anos, com o principal objetivo de incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece às crianças, e com isso melhorar os serviços disponibilizados.