Corregedoria do TJDFT entrega Selo de Qualidade a 22 varas judiciais

por RM — publicado 2019-03-29T11:30:00-03:00

Selo de Qualidade da CorregedoriaO Corregedor da Justiça do DF, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, entregou o Selo de Qualidade da Corregedoria a 22 serventias judiciais das Circunscrições de Brasília, Brazlândia, Gama, Taguatinga e Recanto das Emas, em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 29/3, no auditório Ministro Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. Recebem a premiação unidades que atingiram pontuação igual ou superior a 80% na avaliação final das correições realizadas pela Casa, conforme Portaria GC 59/2016

A mesa de autoridades foi formada pelo Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, pelo Corregedor da Justiça do DF, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, pela juíza assistente da Corregedoria e coordenadora de Correições Judiciais e Extrajudiciais da Corregedoria da Justiça do TJDFT, Vanessa Trevisan, pelo secretário-geral da OAB/DF, Márcio Oliveira, e pelo secretário-geral da Corregedoria, Guilherme Valadares Vasconcelos.

O desembargador Humberto Ulhôa afirmou que o objetivo da premiação é “reconhecer a qualidade e celeridade da prestação jurisdicional, bem como valorizar o empenho e o profissionalismo de cada magistrado, servidor e estagiário comprometidos com a excelência da justiça”. O Corregedor destacou sua satisfação com os resultados enquanto cidadão e membro da Administração Superior do Tribunal. “Estimo que, a cada evento como este, principalmente aos olhos dos jurisdicionados, se evidencie um dos maiores intuitos do TJDFT, qual seja, de oferecer e de construir permanentemente uma Justiça caracterizada pela credibilidade, pela qualificação e pela responsabilidade”.

O Presidente do TJDFT elogiou o trabalho da Corregedoria da Justiça do DF. “A Presidência quer apenas se congratular com a Corregedoria pelo trabalho realizado, pelo esforço empenhado e pela grandeza com que vem proporcionando a melhor qualidade da prestação jurisdicional ao povo do Distrito Federal”.Selo de Qualidade da Corregedoria

O juiz Flávio Fernando Almeida da Fonseca, titular do 7º Juizado Especial Cível de Brasília, fez um discurso em nome de todos os agraciados da cerimônia, em que registrou o sacrifício e comprometimento de cada juiz, servidor e estagiário com o trabalho diário. Ele destacou a “sensibilidade da Corregedoria em estimular os cartórios com a premiação e, de certa forma, reconfortar os servidores. Apesar de ser uma obrigação legal nossa, de levarmos da melhor forma possível as nossas administrações, existe um fato humano por trás disso, que é o reconhecimento desse esforço, desse suor que cada um de nós damos para desempenhar as nossas funções e elevar o nome do nosso Tribunal”.

Essa é a segunda entrega do Selo da Corregedoria ocorrida na gestão 2018-2020, sendo relativa às 29 serventias correicionadas de junho de 2018 a fevereiro de 2019. O objetivo da iniciativa é reconhecer o esforço de cada unidade na redução de inconsistências, na uniformização e na padronização das práticas e rotinas cartorárias, com intuito de conferir mais celeridade e eficiência aos ritos processuais. Das 22 serventias que conquistaram do Selo, 16 alcançaram a categoria ouro, 3 a categoria prata e 3 a de bronze.

Na página das Correições Judiciais, no site do TJDFT, é possível conferir a lista das serventias correicionadas, o quantitativo de processos vistoriados e o total de páginas analisadas. Além disso, a página traz relação das varas agraciadas com o Selo de Qualidade da Corregedoria, bem como atos normativos, dicas cartorárias, notícias, entre outras informações sobre o tema.

Foto: Vinicius Loures - NBastian/Divulgação TJDFT