Desembargador Josaphá dos Santos recebe hoje título de Cidadão Honorário

por ACS — publicado 2019-03-28T09:50:00-03:00

Desembargador JosapháO desembargador do TJDFT Josaphá Francisco dos Santos recebe, nesta quinta-feira, 28/3, às 19h, o título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF. O  autor do projeto que outorga a homenagem é o deputado distrital Delmasso. A solenidade ocorrerá no plenário da Câmara Legislativa.  

Natural de Ilhéus- BA, o desembargador Josaphá dos Santos é formado em Direito pelo UniCeub, onde também fez pós-graduação em Processo Civil e em Metodologia do Ensino Superior. Foi, ainda, aluno especial do curso de mestrado em Políticas Públicas da mesma instituição. Além de ser professor de Direito do Trabalho, também atuou como docente na Faculdade Processus e foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal. 

Ainda como advogado, atuou como juiz eleitoral do TRE-DF e como ouvidor-geral e membro da Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2014. Em 2015, foi nomeado pela Presidência da República para ocupar o cargo de desembargador do TJDFT, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (quinto constitucional), tomando posse em junho daquele ano. 

Atualmente, o desembargador integra a 5ª Turma Cível, a 1ª Câmara Cível e o Conselho Especial do TJDFT e atua como Ouvidor substituto da Ouvidoria-Geral do TJDFT.