Memorial TJDFT recebe visita de estudantes de Direito da UCB

por SS — publicado 2019-03-19T17:25:00-03:00

Estudantes de Direito da UCB visitam o Memorial do TJDFT Nesta terça-feira, 19/3, o TJDFT recebeu a visita de 40 estudantes de Direito da Universidade Católica de Brasília - UCB. Os alunos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão do Conselho Especial.

Em seguida, os estudantes seguiram para o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “Programa Memória TJDFT” e realizaram visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça na capital. Os alunos puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Por fim, os estudantes assistiram a uma palestra explicativa sobre o histórico dos tribunais no Ocidente; normas, estatísticas e estrutura do Poder Judiciário no Brasil; e, em especial, sobre o funcionamento do TJDFT, que atualmente conta com 47 desembargadores, 385 magistrados, mais de 7 mil servidores e 5 mil colaboradores.

O professor Fabrício Cunha da UCB destacou que a visita ao TJDFT é uma oportunidade para os alunos terem contato com a atuação de magistrados e advogados e perceberem como tudo funciona a Justiça na prática. A professora Jéssica Nunes da UCB agradeceu a disponibilidade do Tribunal e ressaltou que a procura dos alunos para a visitação é sempre alta, pois sabem que terão uma boa experiência e serão bem recebidos na Casa.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.