Juíza do TJDFT apresenta Projeto Maria da Penha Vai à Escola a novos coordenadores de ensino do DF

por CS — publicado 2019-03-13T18:55:00-03:00

Júiza Fabriziane Zapata apresenta Projeto Maria da PenhaNa tarde desta quarta-feira, 13/3, a juíza Fabriziane Zapata, uma das quatro coordenadoras do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM, apresentou o projeto Maria da Penha vai à Escola - MPVE aos novos coordenadores regionais de ensino do Distrito Federal.

Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Riacho Fundo, a magistrada falou sobre a criação do projeto, seus objetivos e sobre a importância da participação das escolas neste cenário de meninas e mulheres agredidas dentro e fora de suas casas. “O principal objetivo dessa parceria é educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, disse.

Secretário-Adjunto de Educação Mauro Oliveira

Em resposta, o Secretário-Adjunto contou que, desde o primeiro contato com o projeto Maria da Penha Vai à Escola, emocionou-se e imediatamente quis fazer parte dele: “Acredito que qualquer pessoa que veja a apresentação da peça Baby – encenada ontem no Auditório do Detran para cerca de 120 alunos – ou conheça ao menos uma parte do trabalho do NJM sinta o mesmo que eu e também queira contribuir de alguma maneira com essa iniciativa”, continuou ele. Para o representante do Governo do DF, atuar em parceria com o projeto “faz com que a gente se sinta servidor público, algo que a gente escolheu ser em algum momento da nossa vida. E isso é muito gratificante para mim, que sou servidor há dois meses”.

Compareceram à reunião coordenadores e representantes de coordenadorias das 14 regionais de ensino do Distrito Federal. Algumas enviaram mais de um representante e o sentimento de todos os presentes era de engajamento e disposição para participar das atividades oferecidas pelo NJM ao longo de todo o ano. Também estiveram presentes a juíza assistente da 2ª Vice Presidência, Luciana Yuki Sorrentino, representando a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; a chefe de gabinete da 2ª Vice Presidência do Tribunal, Wildice Cabral; e servidores do NJM. 

Programação

A atividade faz parte da programação da XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa, que contou ainda, nesta quarta-feira, 13/3, com debate com a participação da juíza Gislaine Carneiro Campos Reis, do Juizado de Violência Doméstica do Riacho Fundo, e de psicólogos na Faculdade UDF a respeito da temática Empoderamento feminino e os desafios contemporâneos; bem como palestra com João Wesley (servidor do NJM), no SESC Ceilândia, sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, para grupo da terceira idade. A partir das 19h, a juíza Fabriziane Zapata vai estar novamente à frente de uma mesa redonda, na faculdade UDF, sobre Violência contra a Mulher.

Amanhã, 14/3, haverá panfletagem e coleta de assinaturas na estação do metrô da Praça do Relógio, em Taguatinga, entre as 9h e 17h. 

A Semana Justiça pela Paz em Casa está em sua 13ª edição e é uma mobilização nacional que envolve todos os tribunais do país na conscientização sobre o combate à violência doméstica. Como forma de sensibilizar a população sobre a problemática que atinge milhares de lares brasileiros, o TJDFT lançou a campanha #NãoSeCale em sua página oficial do Facebook. Participe! Você não está sozinha.

 Fotos: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT

Leia também

TJDFT realiza segundo dia de atividades da Paz em Casa com palestras e panfletagem na Rodoviária

Abertura Paz em Casa: juíza destaca que a história da mulher confunde-se com a história de seu 

Violência doméstica não é só agressão física: TJDFT realiza panfletagem na Rodoviária e Praça do Relógio

Confira a programação da XIII Semana pela Paz em Casa no TJDFT

Semana pela Paz em Casa: eu apoio a campanha #NãoSeCale 

Dia Internacional da Mulher: o TJDFT com você no enfrentamento à violência doméstica