Memorial do TJDFT disponibiliza processos históricos sobre Darcy Ribeiro e “Dois Candangos”

por SS — publicado 2019-03-13T18:30:00-03:00

Memorial do TJDFT disponibiliza processos históricos sobre Darcy Ribeiro e “Dois Candangos”Foram disponibilizados na página do Memorial TJDFT os resumos descritivos de dois processos judiciais históricos. Um deles é o S3066/62, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, que trata do desabamento de terra que soterrou dois jovens operários, de 18 e 28 anos, que trabalhavam na construção do campus da Universidade de Brasília. No local do acidente, foi construído um auditório, o “Dois Candangos”, em homenagem às vítimas.

O outro é o processo 23278/80, da 1ª Vara Criminal de Brasília, envolvendo o antropólogo Darcy Ribeiro. No caso, ele havia concedido entrevista ao Jornal de Brasília, em 6 de setembro de 1980, na qual acusou a FUNAI de irresponsabilidade por descuidos na defesa das terras indígenas contra invasões de fazendeiros e grileiros. Em razão das acusações, o então presidente da FUNAI, coronel João Carlos Nobre da Veiga, ajuizou queixa-crime em desfavor de Darcy Ribeiro.

Os processos também estão em exposição no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília.