Presidente do TJDFT recebe visita de magistrados franceses

por TT — publicado 2019-03-21T18:15:00-03:00

Presidente do TJDFT recebe visita de magistrados francesesJuízas estão no país para conhecer funcionamento do Judiciário local 

O Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, recebeu, nessa quarta-feira, 20/3, visita do magistrado de ligação no Brasil Jean-Philippe Rivaud e das juízas francesas Léa Clouteau e Vanessa Evrard. As magistradas, que encerraram a formação na Escola Francesa de Magistratura, visitam o Brasil para um estágio profissional. 

Na ocasião, o Presidente do TJDFT destacou a influência da doutrina francesa na brasileira, bem como relatou as dificuldades da sua vida no sertão do Rio Grande do Norte e os desafios superados para tornar-se juiz. “Vocês vão poder dizer que conheceram um juiz que começou o ensino fundamental aos 15 anos”, destacou o magistrado ao mencionar a idade em que saiu do sertão e foi para a cidade. “Posso dizer que o Brasil realmente é uma democracia. O indivíduo nasce nos pontos mais longínquos do país e se quiser pode tornasse juiz”, disse ao reforçar que qualquer um, de acordo com sua capacidade, pode alcançar degraus mais altos. 

Presidente do TJDFT recebe visita de magistrados franceses

O magistrado de ligação no Brasil Jean-Philippe Rivaud explicou que as magistradas estão finalizando a capacitação inicial e é uma prática comum, na Escola Francesa de Magistratura, enviar os profissionais ao exterior para conhecer o Judiciário de outros países. “O Brasil é muito importante, pois temos a mesma cultura jurídica, nós falamos o mesmo vocabulário profissional”, ressaltou Rivaud. O magistrado francês destacou ainda a importância do Brasil, maior fronteira terrestre da França por meio da Guiana Francesa. 

Durante a visita ao TJDFT, nos dias 20 e 21/3, as juízas francesas conheceram o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico – PJe e o trabalho do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa – NUJURES. Além disso, visitaram o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte, que reúne documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. No dia 14/3, as magistradas assistiram a um julgamento no Tribunal do Júri do Riacho Fundo, presidido pelo juiz do TJDFT Romero Brasil de Andrade. 

Presidente do TJDFT presenteou os magistrados franceses com o livro Enigmas Entre Cactos Anantos e Lírios do campo, de sua autoria, uma coletânea de 72 textos em prosa e em versos.

Foto 1: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT