Psicóloga da VIJ-DF lança livro sobre desafios da adoção nesta quinta-feira

por LF/SECOM/TJDFT — publicado 2019-03-28T08:00:00-03:00

livro vij“Adoção: A Ida para Casa” destrincha os desafios e impactos da chegada do filho na família

Depois de considerável espera, o filho chega ao seu lar adotivo. Finalmente desejos de crianças, adolescentes, pais e mães se unem para se constituírem em uma família. Mas ainda há desafios para ambos os lados a serem enfrentados nesse processo de adaptação, que podem ser auxiliados por psicólogos e assistentes sociais. A partir de sua experiência com acompanhamento e estudo de famílias adotantes em contexto judicial e da leitura de bibliografia especializada, a psicóloga da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) Niva Maria Vasques Campos se debruçou sobre a temática e produziu a obra Adoção: A Ida para Casa – Desafios, Impactos e Fontes de Apoio, publicada pela Juruá Editora, que será lançada nesta quinta-feira, 28/3,  às 18h, no auditório da VIJ-DF – SGAN 909.

Em seu livro, Niva se propõe, logo de início, a significar o papel da mãe, do pai e de suas funções. Ao longo da obra, ela destrincha a diversidade de questões que podem surgir com a chegada dos filhos e se lança a enfrentá-las: dificuldades escolares, financeiras e emocionais; relações com filhos existentes e família extensa; adoção de irmãos; curiosidade alheia; aceitação do corpo, nome, identidade, comportamento, sexualidade e características próprias do indivíduo, entre outras.

Niva também retrata cada uma das possibilidades de busca de apoio para essas dificuldades e de construção de uma rede de proteção: conjugalidade, família, escola, equipe interprofissional da Vara, grupos de apoio à adoção, igreja ou outras associações comunitárias, psicoterapia e acompanhamento de outros profissionais.

Segundo a autora, o livro pode ser útil e relevante para famílias adotantes, pessoas interessadas em adotar, integrantes de equipes interprofissionais da Justiça da Infância e da Juventude responsáveis pelos estudos e acompanhamento das ações de adoção, grupos de apoio à adoção, psicólogos clínicos, estudantes e pesquisadores da área de adoção. A obra está disponível no site da editora.

Sobre a autora

Niva Maria Vasques Campos é analista judiciária, área Apoio Especializado, especialidade Psicologia, do quadro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios desde março de 1999. Mestre e graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa de mestrado procurou investigar a existência ou não de uma família idealizada no estudo psicossocial em contexto judicial de adoção. Publicou em coautoria com sua orientadora, professora doutora Liana Costa, artigos relativos aos resultados da sua pesquisa de mestrado, destacando entre eles a subjetividade presente e a vivência de famílias na adoção.