TJDFT abre seminário de governança e contratações com referências da área

por RM — publicado 2019-03-21T13:05:00-03:00

Palestras do evento estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube 

Seminário Governança e Contratações - Composição da MesaO Seminário Governança e Gestão de Contratações no Poder Judiciário: integração com foco em resultados teve início na manhã desta quinta-feira, 21/3, no auditório Ministro Sepúlveda Pertence. O evento, promovido pela Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, em parceria com a Secretaria de Recursos Materiais, e que se estenderá pelos próximos dias 22, 25 e 26/3, conta com a participação de servidores do TJDFT e convidados de outros órgãos e tribunais, com palestras de algumas das maiores referências do país na área de aquisições.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira; pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Maria Tereza Uille; pelo juiz do TJDFT Fabrício Castagna Lunardi, representando o diretor-geral da Escola de Formação Judiciária, desembargador George Lopes Leite; pelo secretário-geral do TJDFT, Celso de Oliveira e Sousa Neto; e pelo ilustre professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

Na abertura, o juiz Fabrício Castagna Lunardi citou os avanços da administração pública em quesitos como governança, indicadores, metas e resultados, e destacou a importância de capacitação dos servidores, aproveitando a oportunidade para anunciar a abertura das inscrições do projeto Trilhas de Aprendizagem 2019.

Professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

“O nosso papel enquanto Escola é o de apoiar, incentivar e dar suporte a grandes propósitos como esse que aqui se vê no dia de hoje. As trilhas representam uma forma de atuar no desenvolvimento de pessoas por meio de uma capacitação continuada, estruturada a partir de diferentes percursos a serem escolhidos pelos próprios participantes, respeitando o ritmo e interesses de cada um. Desde o seu lançamento em 2018, mais de 243 servidores já foram capacitados. E agora, novamente, a Escola abre as inscrições nas trilhas da área de aquisições para o período de 2019 a 2021”.

O representante da Escola finalizou seu discurso destacando a importância do conhecimento e da prática para a busca pela excelência. “É bom registrar: conhecimento não é poder, é poder em potencial. O conhecimento transforma, mas somente o indivíduo, não o seu ambiente. Para se transformar em poder precisa, portanto, de um plano dirigido, que se aperfeiçoa por meio da prática. E aqui fica o convite aos participantes para comparecerem às oficinas que fazem parte deste evento, pois devemos ter em mente que o conhecimento transforma, mas é a prática que capacita”. Em seguida, o desembargador Romão C. de Oliveira desejou a todos os participantes do seminário todo êxito possível e afirmou que “certamente os expositores ao longo do período trarão todos os conteúdos necessários ao aprendizado de todos nós”.

Seminário Governança e Contratações - auditório

A conselheira do CNJ Maria Tereza Uille, convidada a falar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que o tema era extremamente caro para o país. “Em um período de muitas denúncias a respeito de atos de corrupção, nós precisamos mudar algumas práticas do setor público. Cabe à gestão pública estabelecer uma nova metodologia de governança, que significa cada vez mais ampliar os instrumentos de transparência para permitir o controle pela sociedade de cada passo que é dado por cada gestor público”, afirmou a conselheira.

Na sequência, o professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, mestre em Direito, advogado e renomado conferencista em âmbito nacional e internacional, tratou do tema Governança nos preços, licitação deserta e contratação de remanescente. Ele explicou que, em termos de governança, escolheu falar sobre preço por ser um assunto que pode gerar um escândalo em um tribunal de justiça. “Preço sempre tem por trás a noção da corrupção e dá origem a processos que acabam com as reputações de servidores”. O professor destacou ainda a importância do trabalho de cada um para a mudança do Judiciário. “O Poder Judiciário vai mudar porque tem que mudar. E essa mudança vai ser mais sentida na parte administrativa, a parte do apoio”.

O seminário continua pelos próximos dias 22, 25 e 26/3 com duas oficinas e mais seis palestras. As palestras que ocorrerão nos dias 25 e 26/3 serão transmitidas ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube. As palestras de hoje também estão disponíveis no canal.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Fotos: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT