TJDFT disponibiliza painel de gestão do Plano Anual de Contratações no Portal Transparência

por ACS — publicado 2019-03-08T16:50:00-03:00

Painel de contrataçõesCom o objetivo de facilitar o acesso às informações que tratam das contratações do TJDFT, foi disponibilizado no Portal Transparência o painel Plano Anual de Contratações. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão que contribuirá para o monitoramento tanto pelos gestores do Tribunal quanto pela sociedade das contratações a serem realizadas ao longo do exercício de 2019.  Para consultar a ferramenta, acesse Transparência> Licitações e Contratos> Planejamento de Contratações> Plano Anual de Contratações.

Fruto de uma gestão comprometida com resultados, o Plano Anual de Contratações (PAC) do TJDFT se propõe a identificar oportunidades de otimização dos recursos disponíveis e de aprimoramento dos processos de trabalho. O PAC contempla novas propostas de compras e contratações e renovações de contratos vigentes.

No painel o usuário poderá consultar todas as demandas de contratações previstas para o ano de 2019, por unidade, com valores estimados, bem como informações relacionadas à construção do PAC e o calendário das contratações. Além disso, também poderá ser feito o acompanhamento e monitoramento do Plano, que é atualizado todas as terças e quintas com informações repassadas pelas unidades gestoras do Tribunal.

Entenda - No TJDFT o Comitê de Governança e Gestão de Contratações (COC) é a instância, formada pelas principais unidades administrativas envolvidas no fluxo das contratações e por um Juiz Assistente da Presidência do TJDFT, que visa apoiar e subsidiar o ordenador de despesas nas questões relacionadas à tomada de decisão, à elaboração, implementação e revisão de diretrizes, além de ser responsável pelo monitoramento das aquisições realizadas na Casa.

A primeira etapa da elaboração do PAC consistiu no levantamento de necessidades junto às unidades gestoras de contratos. Coube a cada Secretaria, ou unidade equivalente, levantar e relacionar as suas propostas de novas aquisições e de contratações de natureza continuada que serão renovadas.

Após consolidação e tratamento das necessidades levantadas, o COC avaliou a oportunidade e a conveniência das demandas apresentadas, considerando o momento orçamentário atual, bem como os objetivos estratégicos e diretrizes da Administração do Tribunal. Após aprovação, o Plano foi homologado pelo Presidente do TJDFT.