TJDFT promove evento voltado para mulheres com certificação de salas de amamentação

por MLC — publicado 2019-03-20T17:20:00-03:00

Especialmente MulherEvento será encerrado com a certificação de salas de amamentação do TJDFT pelo Ministério da Saúde

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o TJDFT promove evento dedicado a magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas da Casa. De 18 a 22/3, acontece o “Especialmente Mulher”, cuja programação inclui palestras, rodas de conversa e atividades voltadas à mulher, estendida a diversos fóruns do Distrito Federal. 

O Especialmente Mulher é organizado pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT – Pró-Vida, que visa promover o bem-estar coletivo, o desenvolvimento socioprofissional e o exercício da cidadania na função pública. Por meio do Programa, são realizadas diversas práticas e atividades de promoção de saúde e de prevenção de doenças no âmbito do Tribunal.

A palestra de abertura ocorreu na segunda-feira, 18/3, com o tema “O Poder do Feminino”, ministrado pela pedagoga Zuldene Cipriano, que discorreu sobre poder feminino, feminismo, felicidade, psicologia positiva e conquistas femininas. O Especialmente Mulher terá ainda roda de conversa "A multiplicidade de papéis da mulher contemporânea: é possível dar conta de tudo?", bem como palestra sobre aromaterapia e meditação. 

O encerramento do evento será nesta sexta-feira, 22/3, com a certificação das salas de amamentação do TJDFT dos fóruns de Samambaia, Sobradinho e Mirabete pelo Ministério da Saúde. O Fórum de Brasília já conta com uma sala certificada. Os espaços podem ser utilizados pelas servidoras e usuárias dos serviços prestados pelo Tribunal.

Salas de amamentação

As salas de apoio à amamentação do TJDFT são espaços tranquilos, limpos, confortáveis, com poltrona e geladeira, que atendem servidoras que ainda estejam em licença-maternidade, mas que vêm aos fóruns, para consultas médicas ou para resolverem questões administrativas, por exemplo, bem como usuárias dos serviços prestados no TJDFT, para que possam amamentar seus bebês lactentes em um local apropriado. No espaço, a servidora que já retornou ao trabalho poderá ainda retirar seu leite e mantê-lo armazenado em condições adequadas até o final do expediente e, assim, oferecê-lo ao seu filho quando retornar para casa.   

O objetivo das salas de amamentação é proporcionar um espaço reservado, adequado e tranquilo para a mãe amamentar seu bebê. Com essa iniciativa, o TJDFT procura tornar o retorno das mães ao trabalho menos doloroso, pois, com a sala de apoio à amamentação, elas poderão continuar amamentando seus filhos até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS.  Consequentemente, os filhos adoecerão menos, o que trará uma queda no absenteísmo das mulheres.