VIJ/DF apresenta balanço da atuação de seus agentes durante o Carnaval

por JAA/SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-03-08T17:55:00-03:00

Carnaval 2019Durante o Carnaval, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) atuou com 55 agentes de proteção divididos em 10 equipes. No total, os agentes fizeram 341 abordagens a adolescentes; auxiliaram 4 crianças perdidas; realizaram 387 orientações a pais, responsáveis e população em geral; efetuaram 460 trabalhos educativos com ambulantes e em bares; fizeram um encaminhamento à delegacia; lavraram 4 autos de infração, 4 termos de entrega e uma notificação. Foram 31 locais fiscalizados, incluindo 8 matinês, 17 blocos carnavalescos e 5 bares.

Três matinês foram autuadas por comercializar bebida alcoólica em desacordo com a Portaria VIJ 1/2017; um evento foi autuado por vender bebida alcoólica para adolescente; e um estabelecimento foi notificado para se adequar ao disposto no art. 80 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “Os responsáveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere ou por casas de jogos, assim entendidas as que realizem apostas, ainda que eventualmente, cuidarão para que não seja permitida a entrada e a permanência de crianças e adolescentes no local, afixando aviso para orientação do público”.

A supervisora da Seção de Apuração e Proteção da VIJ-DF, Ana Luíza Müller, ressalta ser necessário incentivar os adolescentes a aproveitar o Carnaval de forma sadia, sem o uso de bebida alcoólica ou entorpecentes. “Sob os efeitos dessas substâncias, os jovens ficam mais propensos a comportamentos de risco, incluindo brigas, sexo desprotegido ou não consensual, acidentes, entre outros”, explica.

O ônibus da VIJ também esteve presente, nos dias 3 e 5, no evento Baratinha, realizado no Parque da Cidade. Durante os quatro dias de Carnaval, a VIJ foi representada no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, pela supervisora Ana Luíza Müller.

VIJ atua no Carnaval 2019