Governador do DF prestigia abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação no TJDFT

por MLC — publicado 2019-11-04T17:27:00-03:00

Abertura SNC 2019.jpgNa manhã desta segunda-feira, 4/11, a desembargadora Ana Maria Duarte, 2ª Vice-Presidente do TJDFT, abriu oficialmente a Semana Nacional de Conciliação. O governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha, participou da solenidade e destacou seu apoio às ações de conciliação no DF. O evento aconteceu no Fórum de Brasília e contou com a palestra “Gestão em harmonia”, proferida pelo maestro Cláudio Cohen, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. 

A 2ª Vice-Presidente falou sobre a política adequada de solução de conflitos e da solução encontrada pelas próprias partes. "É preciso que as partes se aproximem conhecendo os sentimentos, os interesses e as possibilidades uma da outra”, declarou. Falou ainda da importância de fomentar o diálogo, conduzindo-o com harmonia para construir a solução possível e mais justa para todos. “O diálogo pode conduzir a entendimentos futuros, é a boa semente que já está plantada (...) e é essa semente que estamos regando para oferecer à sociedade possibilidades de paz, convivência e harmonia”, concluiu.

Governador Ibanes e Desa Ana Maria.jpgO governador do DF mencionou três fases diferentes em que trabalhou pela conciliação: como advogado trabalhista; quando a conciliação foi implementada no TJDFT; e como representante da OAB/DF, incentivando a advocacia do DF quanto à adesão a essa prática. Agora, como governador, seguiu apoiando a criação do Cejusc/Fiscal do TJDFT e a implementação de ações futuras, uma delas voltada para pessoas idosas. “Hoje nós temos certeza de que o melhor caminho é a conciliação, até porque somente a conciliação pacifica a todos”, declarou. 

Durante o evento, que foi integralmente traduzido em libras, foi realizada uma apresentação de cordel sobre a Semana Nacional de Conciliação, recitada pelo servidor Lacir Augusto da Silva, do Programa Justiça Comunitária do Tribunal. O cordelista passeou por todos os setores da 2ª Vice-Presidência que trabalham com conciliação e mediação e ressaltou a importância do diálogo: “O diálogo será sempre a chave que abre a busca de uma solução e tanta coisa pode-se ouvir numa sessão onde o ‘somente eu’ já não cabe”. Cordel.jpg

Na sequência, a conselheira do CNJ Maria Cristiana Ziouva, representando o Presidente da Comissão de Acesso à Justiça do CNJ, conselheiro Henrique Ávila, frisou que “A conciliação tem-se mostrado um método absolutamente humano e participativo”. Em sua fala, ressaltou o que mais lhe chamou atenção no discurso da 2ª Vice-Presidente: a semente do diálogo. 

O Vice-Presidente e Corregedor ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho, por sua vez, lembrou dos seus 30 anos de experiência como juiz e disse que sempre foi adepto das pessoas encontrarem suas soluções. Disse que a principal habilidade do conciliador é o silêncio, e relatou um caso de conciliação em que a parte permaneceu em silêncio, mesmo após a celebração do acordo, e que eles só se comunicaram pelo olhar. 

Orquestra.jpgAinda como parte da cerimônia, o maestro Claudio Cohen, da Orquestra Sinfônica Claudio Santoro, apresentou a palestra “Gestão em harmonia” junto com a desembargadora Ana Maria, fazendo um paralelo entre o trabalho da conciliação e o funcionamento de uma orquestra. Músicos se apresentaram tocando obras clássicas, populares e trilhas sonoras de cinema. Um dos momentos marcantes foi quando o maestro solicitou aos músicos a execução de grupos de instrumentos isoladamente e, na sequência, todos juntos. Dessa forma, ressaltou o trabalho em conjunto, e a importância da liderança e da harmonia.

No evento também foi realizada a entrega do Selo de Qualidade para pessoas e entidades que foram destaque na área de conciliação: magistrados, advogados, empresas parceiras, personalidades públicas, conciliadores, mediadores, instrutores de cursos, instituições de ensino, entre outros. O governador Ibanês recebeu o Selo na categoria personalidade pública.

Estiverem presentes na solenidade, o Conselheiro do CNJ André Godinho; o Promotor de Justiça Pedro Tomé de Arruda Neto, representando a procuradora-geral de Justiça do DFT, Fabiana Barreto; a advogada Mirian Brunet, representante da OAB/DF; a juíza assistente da 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Luciana Sorrentino; e a  juíza Coordenadora do Cejusc/Super, Caroline Lima, entre outros.

Clique aqui e confira a programação da Semana Nacional de Conciliação do TJDFT.