Juíza do TJDFT fala sobre violência contra a mulher em série da TV Globo

por ACS — publicado 2019-11-06T12:48:00-03:00

Juiza-Fabriziane.pngA juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Riacho Fundo, Fabriziane Zapata, falou à Rede Globo a respeito dos julgamentos e das medidas protetivas relacionadas a casos de violência contra a mulher. A entrevista foi ao ar nessa terça-feira, 5/11, no jornal DF1, durante a quarta matéria da séria Vida em risco: a violência contra a mulher, produzida pela TV para abordar o tema.

A matéria trouxe dados sobre o uso da tornozeleira eletrônica, sobre a quantidade de casos analisados em 2018, mandados de prisão e condenações. A matéria destacou que no Fórum do Riacho Fundo são realizadas de 7 a 15 audiências por dia e mostrou  como acontece um julgamento de violência doméstica, desde o momento do encontro da vítima com o agressor na frente do juiz até a decretação da sentença.

Sobre os trâmites de pedidos de medidas protetivas, a juíza Fabriziane Zapata, que também é coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher, destacou: “muitas vezes, a mulher vai à delegacia de manhã e à tarde eu já estou com todos os papeis na minha mesa. Então, no mesmo dia que essa medida protetiva chega, a gente já analisa, já encaminha isso para uma Central eletrônica de mandados, e o oficial de justiça vai, no mesmo dia, cumprir”.

A matéria ainda destaca que a Lei Maria da Penha mudou a forma como o homem é punido depois de uma violência contra a mulher. Mostra que, antes da lei, não havia prisão preventiva e nem medidas protetivas de urgência, o contrário do que já acontece atualmente.

Clique aqui para assistir à matéria na íntegra.