Juíza e psicóloga do TJDFT falam sobre superendividamento ao "Papo Cidadão"

por MAO — publicado 2019-11-05T12:44:59-03:00

Papo CidadãoA juíza do TJDFT Caroline Santos Lima, titular do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania das Execuções Fiscais - CEJUSC-FIS, e a psicóloga Luciana Ferrer de Carvalho, supervisora substituta do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - CEJUSCSuper,  participaram, na semana passada, do Programa Papo Cidadão, do Superior Tribunal de Justiça, exibido no dia 29/10, no qual trataram sobre o tema Superendividamento.

A juíza explica que o superendividamento pode ser entendido como "aquela situação em que, em um dado momento da vida, uma pessoa não consegue pagar todas as suas contas com o que ela recebe por mês". E afirma que situações como esta "envolvem questões bastante complexas que acabam chegando ao Tribunal, e o juiz sozinho não consegue resolver definitivamente o conflito existente por trás do endividamento, sendo, na maioria das vezes, necessária a ajuda de outras áreas como psicólogos e educadores financeiros". 

Para a psicóloga do CEJUSCSuper, o superendividamento acontece tanto devido a fatores externos como: gastos imprevistos, perda de emprego, morte ou separação, quanto a fatores internos, que envolvem questões como auto-controle e impulsividade. E  explica que, "muitas vezes, por outros problemas que a pessoa está vivendo no momento, como uma fuga, ela recorre a um bem estar momentâneo de fazer uma compra, de obter um bem, para que ela se sinta melhor; só que esta melhora é só momentânea mesmo, e daqui a pouco vai chegar a fatura, e isso vai só trazendo mais angústia, muitas vezes, depressão".

Segundo o Serasa, em março/2019, 63 milhões de pessoas (40% da população) estavam inadimplentes junto a bancos e cartões.

Clique aqui para assistir ao programa.

Cejusc/Super 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super é um serviço gratuito oferecido pelo TJDFT para todo o cidadão do DF. O objetivo é promover a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento

A atuação do Cejusc/Super se dá em duas frentes: prevenção e tratamento. Na "Prevenção", a iniciativa promove palestras gratuitas para instituições públicas e privadas sobre educação financeira. Na frente "Tratamento", o atendimento ocorre por meio de oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse) que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento – e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato.