Memorial do TJDFT recebe mais de 60 estudantes de diversas partes do Brasil em novembro

por DV — publicado 2019-11-29T09:48:00-03:00

Estudantes.png

No mês de novembro, o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi visitado por 66 estudantes do curso de Direito de todo o Brasil. Os visitantes foram recebidos pelo Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, no hall do Palácio Ruy Barbosa.

Os estudantes assistiram a uma palestra de boas-vindas, ministrada pelo magistrado Omar Dantas Lima, juiz assistente da 1ª Vice-Presidência, e logo depois outra sobre “Jurisprudência em temas”. Em seguida, como parte da programação, os visitantes foram guiados pelos 18 painéis que contam a história do Tribunal de Justiça desde a sua origem. Os alunos puderam apreciar processos históricos, livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas. 

O Memorial recebeu visitas de acadêmicos externos da Faculdade do Sul da Bahia - FASB (07/11) e da Faculdade de Direito Instituto de Ensino Superior de Rondônia -IESUR (08/11). Os estudantes de Brasília da Instituição União Pioneira de Integração Social - UPIS (12/11), da Universidade de Brasília - UnB (19/11), e da Faculdade Mauá do DF (20/11) também tiveram a oportunidade de conhecer o espaço.   

No dia 20 de novembro, o professor de Direito Civil e Processo Civil, Wesley Pimenta, da Faculdade Mauá do Distrito Federal, acompanhou os alunos e destacou a importância da visita a órgãos de justiça: “É importante que os alunos saiam da sala de aula e tenham contato direto para que saibam como funcionam órgãos como o TJDFT, como é feita uma sustentação oral em uma Turma. Isso abre a mente dos alunos para o futuro”.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do TJDFT, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis.