TJDFT dá início ao Mês Nacional do Júri

por ASP — publicado 2019-11-04T20:26:00-03:00

Mes nacional do juri2.jpegNesta segunda-feira, 4/11, primeiro dia de sessões plenárias do Mês Nacional do Júri, o TJDFT iniciou mais um esforço concentrado de julgamentos de crimes dolosos contra a vida. Na data de hoje, foram realizadas sessões nos Tribunais do Júri dos Fóruns de Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho.

Realizado, anualmente, em novembro, o Mês Nacional do Júri foi instituído pelo CNJ em 2014, como Semana Nacional do Júri e, dada a sua relevância, teve aprovada sua ampliação, dois anos depois, permitindo a realização de uma quantidade maior de julgamentos durante todo o mês.

Durante a edição de 2019, os tribunais de Justiça das 27 unidades da Federação darão prioridade à análise de processos com réus presos e aos que tiveram recebimento da denúncia até 31/12/2015, além dos processos que se referem a crimes de feminicídio; relativos a homicídios de crianças e adolescentes; relativos a homicídios praticados por policiais, ou que tenham policiais como vítima, em serviço ou não; e processos referentes a homicídios oriundos de confrontos dentro/arredores de bares e/ou casas noturnas.

De 4 a 29 de novembro, as circunscrições do DF que participam da iniciativa esperam dar à sociedade e aos familiares das vítimas de homicídio um maior número de respostas aos crimes dolosos contra a vida.

No DF, a iniciativa é coordenada pelo juiz João Marcos Guimarães Silva, titular do Tribunal do Júri de Taguatinga e gestor das Metas da Enasp no TJDFT.

* Confira o artigo de autoria do juiz de direito substituto do TJDFT Frederico Ernesto Cardoso Maciel, sobre O Tribunal do Júri.

* Confira também o vídeo produzido pelo CNJ sobre o funcionamento do Tribunal do Júri.