VEMSE do TJDFT participa de seminário internacional sobre delinquência juvenil

por JA - SECOM/VIJ-DF — publicado 2019-11-04T11:41:00-03:00

VEMSE.jpgA juíza titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJDFT (VEMSE), Lavínia Tupy, e a supervisora da Seção de Assessoramento Técnico (SEAT/VEMSE), Bárbara Macêdo, participaram, no dia 30/10, do XIII Seminário Internacional sobre Delinquência Juvenil, realizado no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. O tema central desta edição foi “Ser jovem na contemporaneidade: riscos e possibilidades”.

O evento discutiu temas como estratégias de intervenção na delinquência juvenil, violência em contexto escolar, padrões de uso de substância psicoativa e influência das novas tecnologias no comportamento juvenil, entre outros.

A juíza Lavínia Tupy e a supervisora Bárbara Macêdo falaram sobre o “Diálogo entre o modelo de risco, necessidade, responsividade e a Justiça Restaurativa: relato de projeto piloto em um Programa de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal”. A apresentação do tema integrou o workshop “Conexões da juventude em situação de risco desenvolvimental”.

O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da USP e pela Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret (OCSAMC), com apoio do Grupo de Estudos Interdisciplinar de Criminologia (GEICRIM) da USP, Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e OAB de Ribeirão Preto.