Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Informativo histórico do TJDFT homenageia desembargador José Dilermando Meireles

por RC — publicado 11/10/2019

A nova edição do Informativo Histórico Monumentum presta uma singela homenagem ao Desembargador José Dilermando Meireles: “Homem das letras e da cultura”, recentemente indicado pelo TJDFT para patrono da Academia Brasileira de Ciências, Artes e Letras da Magistratura – ABACALM.

Nascido em Luziânia – GO, no dia 11 de maio de 1928, filho de José da Costa Meireles e Rachel Pimentel Barbosa, José Dilermando viveu durante sua infância na cidade que até então se chamava Santa Luzia. E dela nunca se esqueceria. Luziânia esteve presente no pensamento e nas ações do ex-Procurador-Geral de Justiça do DF que se tornou Desembargador do TJDFT.

Iniciou sua vida profissional como advogado e no ano de 1967, ingressou na carreira do Ministério Público do Distrito Federal, chegando ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal. Em 29/3/1994, José Dilermando foi nomeado desembargador do TJDFT, em vaga destinada a membro do MPDFT – cargo que exerceu até sua aposentadoria, em 08/5/1998. Escreveu diversos livros jurídicos, romances e crônicas, além de ter sido fundador do centro cultural que leva seu nome, instalado em um antigo casarão de sua família em Luziânia.

Para saber mais sobre essas e outras histórias do desembargador de múltiplas virtudes, acesse o Monumentum nº54. Redigido pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, o informativo histórico Monumentum divulga textos, fotos, discursos, entrevistas, matérias e eventos relacionados à história do TJDFT.

Para conferir todas as edições do Monumentum já publicadas, clique aqui.