Informativo histórico do TJDFT homenageia desembargador José Júlio Leal Fagundes
A nova edição do Informativo Histórico Monumentum presta uma singela homenagem ao centenário de nascimento do desembargador José Júlio Leal Fagundes, um dos primeiros magistrados desta Casa de Justiça.
Aos 26 dias do mês de setembro de 1919, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nascia o gaúcho que trilharia sua carreira no Rio de Janeiro, passando por diversos cargos públicos, até se tornar juiz e se aventurar na mudança da capital do país para Brasília. Dentre os cargos ocupados no novo Distrito Federal, estaria o de Presidente do TJDFT, tendo se destacado ainda como professor de Direito Administrativo na Universidade de Brasília.
No dia 8 de maio de 2009 foi inaugurado o Fórum que carrega o seu nome, em uma marcante homenagem a um querido ex-presidente deste Tribunal. “O nome que foi escolhido pela unanimidade dos eminentes componentes do Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, para batizar este conjunto de prédios, Desembargador José Júlio Leal Fagundes, pertence a um dos homens mais respeitados que tive a felicidade de conhecer. Integrava a privilegiada estirpe daqueles que nascem bem e para o bem, reunindo um conjunto de qualidades tal, que a sua presença, onde quer se fizesse sentir, comprazia e infundia confiança e tranquilidade”, declarou por ocasião da instalação do Fórum, o presidente à época, desembargador Nívio Gonçalves.
Para saber mais sobre essas e outras histórias do desembargador de múltiplas virtudes, acesse o Monumentum nº 55. Redigido pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, o informativo histórico Monumentum divulga textos, fotos, discursos, entrevistas, matérias e eventos relacionados à história do TJDFT.
Para conferir todas as edições do Monumentum já publicadas, clique aqui.