Semana Nacional de Conciliação terá seminário sobre prevenção à violência

por MLC — publicado 2019-10-14T19:29:00-03:00

FACE---SNC-2019-500X500PX.jpgNa 14ª edição da Semana Nacional de Conciliação, o TJDFT irá realizar o Seminário Escola e Justiça na prevenção à violência. O evento, voltado para profissionais de educação, irá acontecer nos dias 29 e 30/10, na Escola da Defensoria Pública, localizada no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Bussiness, das 8h30 às 16h30.

Clique aqui e confira a programação.

No primeiro dia do Seminário, serão realizadas as duas palestras: “Conflito: problema ou oportunidade? Introdução à teoria geral do conflito”, apresentada pela coordenadora administrativa do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – Nupemec Talitha Selvati, e "Prevenção e enfrentamento da violência contra meninas e mulheres", ministrada pela juíza Fabriziane Figueiredo, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM. 

O último dia do evento contará com a palestra “Mediação comunitária: diálogos para a paz”, proferida pela juíza Glaucia Foley, coordenadora do Programa Justiça Comunitária, juntamente com Thaís Andreozzi e Daniel Cattapreta. A juíza Monize Marques, coordenadora dos CEJUSC/Taguatinga, CEJUSC- Águas Claras e Central Judicial do Idoso - CJI, e o Defensor Público Alberto Amaral, também coordenador da CJI, irão realizar a palestra de encerramento “Vulnerabilidades e tutela jurídica dos idosos”. 

Além do Seminário, durante a Semana Nacional de Conciliação, o TJDFT irá promover webinar sobre as experiências no acesso à Justiça e palestras sobre comunicação e gestão. Alinhada à programação da SNC, no final de agosto, o Tribunal lançou a série #EuConcilio, com o objetivo de fomentar a busca pela resolução consensual de conflitos e apresentar casos de sucesso na adoção dessa prática alternativa, que a cada dia vem se fortalecendo e conquistando mais espaço no Judiciário (e fora dele). Clique aqui e conheça a série. 

A Semana Nacional de Conciliação será realizada no TJDFT, de 29/10 a 8/11, e, em todo país, de 4 a 8/11. É promovida desde 2006, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com tribunais estaduais, trabalhistas e federais. Durante o mutirão, os tribunais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para tentarem solucionar o conflito. 

A abertura oficial irá acontecer no dia 4/11, das 8h às 13h, no auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do Bloco A, do Fórum de Brasília. Na ocasião, será realizada a palestra “Gestão em harmonia”, pelo maestro Cláudio Cohen, e, ainda, a entrega do Selo de Qualidade para os destaques na área de conciliação.