2ª Vice-Presidente do TJDFT inaugura posto avançado de conciliação e mediação no Unieuro

por MLC — publicado 2019-09-05T18:53:00-03:00

CEJUSC-AGUAS-CLARAS-UNIEURO-2.jpgNesta quinta-feira, 5/9, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, junto com o reitor Edson Luiz Figueira do Centro Universitário Unieuro inauguraram o posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Águas Claras. O intuito é facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça para solucionar conflitos não judicializados, ou seja, que não viraram processo no Tribunal, por meio da conciliação e mediação.                                                                                         

Na ocasião, a desembargadora Ana Maria destacou o empenho da juíza Luciana Sorrentino, assistente da 2ª Vice-Presidência, da juíza Monize Marques, coordenadora do Cejusc de Taguatinga e Águas Claras e da Central Judicial do Idoso e do reitor da Unieuro para consolidar e concretizar o posto avançado na unidade de Águas Claras. “O posto avançado propicia a criação de oportunidades para as partes resolverem os conflitos e conseguir a efetividade da solução encontrada. A cultura do diálogo empodera a sociedade, o cidadão”, enfatizou. 

Para 2ª Vice-Presidente, a advocacia colaborativa é o grande desafio do futuro. “O posto avançado da Unieuro vai contribuir para o preparo profissional e criar uma nova mentalidade para os futuros operadores do Direito”, afirmou. “Estamos dando um passo significativo e buscando a finalidade do Direito que é ordenar a convivência para a paz”, concluiu. 

O reitor Edson Luiz agradeceu a 2ª Vice-Presidente pela vinda do Judiciário para dentro da instituição:“Estamos lisonjeados com essa estrutura dentro da faculdade”. Edson ressaltou a preocupação da faculdade em formar recursos humanos capacitados para atuarem na sociedade: “O Cejusc tem o papel fundamental no novo cenário do Direito e cumpre as diretrizes curriculares da mediação e da conciliação”. O reitor encerrou convidando o TJDFT para abrir outros postos avançados nas demais unidades da Unieuro. 

CEJUSC-AGUAS-CLARAS-UNIEURO.jpgParticiparam do evento Alan Estevão, Promotor de Justiça; Marescka Silveira, Vice-Presidente da OAB da Subseção de Águas Claras; Juliana Ferraz, Pró-Reitora Acadêmica da Unieuro; Rene Loureiro, Defensor Público; Daniele Valente, Defensora Pública; a juíza aposentada do TJDFT, Eutália Maciel Coutinho, representando a Secretária Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Maria Hilda Marsiaj Pinto, coordenadores e alunos da Unieuro e demais autoridades.

Foto: Daniel Coelho Moutinho - NBastian/Divulgação TJDFT